Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

Confira a operação de serviços montada pela Prefeitura para o Carnaval

Carnaval dos Carnavais também na economia e nos serviços Prefeitura monta operação especial envolvendo 10 mil trabalhadores na organização da maior festa do planeta Maior festa popular do planeta, o Carnaval de Salvador vai transformar a cidade num caldeirão de ritmos e de entre os dias 20 e 25 deste mês, período oficial da folia. Esses seis dias proporcionarão experiências inesquecíveis a baianos e turistas que curtirão o clima contagiante dos circuitos e dos desfiles dos trios elétricos, movendo a economia da cidade, e contarão com uma operação especial de serviços da Prefeitura. 
F
De acordo com dados da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), o Carnaval deve atrair 854 mil visitantes. O quantitativo é 6,7% maior do que o registrado no mesmo período em 2019. A expectativa é que a taxa de ocupação hoteleira chegue a 95% em Salvador, sendo 97% nos hotéis próximos aos circuitos do Carnaval. A movimentação econômica deve girar em torno de R$1,8 bilhão, decorrente dos gastos com a própria hospedagem, bebidas, alimentação, transporte, abadás, camarotes, roupas e acessórios. No total, o Carnaval 2020 vai gerar 215 mil postos de trabalho temporários. 

Serão oportunidades em até 40 áreas de atuação em mais de 50 setores da economia. Somente na montagem, desmontagem e operação de estruturas para a folia, a exemplo dos camarotes, serão 20 mil vagas. No ramo artístico, ligado à indústria do espetáculo, serão 10 mil. Na hotelaria, 1,7 mil. No setor público, a Prefeitura terá 10 mil colaboradores atuando na organização da festa. 

Só para citar alguns exemplos. Dos turistas que irão chegar a Salvador no Carnaval, 435,8 mil virão do interior da Bahia e 331,5 mil de outros estados, com destaque para São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Minas Gerais e Distrito Federal. Também desembarcarão por aqui 86,2 mil estrangeiros, oriundos principalmente da Argentina, França, Estados Unidos, Alemanha, Espanha e Inglaterra. Confira nas próximas páginas como a Prefeitura de Salvador se preparou para a maior festa de rua do planeta. Será o último Carnaval da gestão do prefeito ACM Neto, que, desde 2013, procura resgatar a essência da festa: a democracia da pipoca. 

SAÚDE Para garantir assistência da população presente no Carnaval, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) contará com cerca de 1.500 profissionais durante o período da folia. Será montada uma estrutura de dez Módulos Assistenciais funcionando 24 horas nos circuitos oficiais da festa. Essas unidades contarão com um total de 130 leitos para atendimento aos pacientes clinicamente instáveis, além da retaguarda do SAMU 192 e das emergências e hospitais. 

Além disso, serão 115 médicos na operação, bem como cinco equipes de cirurgia bucomaxilofacial. Os postos tipo IV, com capacidade para 20 leitos, serão instalados em locais de maior concentração de foliões e, consequentemente, ocorrências. O tipo III oferecerá 15 leitos; o tipo II, 10 leitos; e o tipo I, cinco leitos. Todos contarão com área de estabilização, com equipamentos de suporte avançado. 


CIRCUITO MÓDULO TIPO Nº LEITOS ENDEREÇO BATATINHA Pelourinho I 5 Praça do Terreiro de Jesus - em frente à Faculdade de Medicina da UFBA OSMAR Montanha II 10 Estacionamento de baixo – Praça Castro Alves, Ladeira da Montanha Piedade IV 20 Praça da Piedade Politeama II 10 Calçada, em frente ao Orixá Center TCA II 10 Estacionamento do Teatro Castro Alves – Rua Leovigildo Figueira – Garcia DODÔ Farol da IV 20 Rua Professor Lemos de Brito, transversal entre a Barra Marques de Leão e Afonso Celso Shopping Barra II 10 Estacionamento E5 do Shopping Barra, com acesso pela Rua Miguel Bournier Morro do Gato II 10 Rua José Sátiro Dias de Oliveira, subindo Shopping Barra Sabino Silva III 15 Rua José Mirabô Sampaio, atrás do Hotel Ondimar Ademar de Barros IV 20 Avenida Adhemar de Barros, na Praça Bahia Sol, em frente à Ortoped 

Todos os módulos de saúde contarão com equipe multidisciplinar de médicos intervencionistas, enfermeiros, assistentes sociais, técnicos de enfermagem, apoio operacional, recepcionistas, higienizadores e digitadores. 

Ainda comporão o grupo assistencial cinco equipes de cirurgiões bucomaxilofacial, sendo dois móveis e três fixas, situadas nos módulos da Montanha, Adhemar de Barros e Farol da Barra. 

No Circuito Mestre Bimba, o Centro de Saúde Sabino Silva será estruturado com cinco leitos de observação e um de estabilização, que funcionarão das 18h à 0h, do dia 22 a 25 de fevereiro, com equipe especializada no atendimento de urgência e emergência. 

A equipe do SAMU funcionará em plantão de 24 horas, com 57 ambulâncias, 12 motolâncias, um helicóptero e uma “ambulancha”. Além disso, as UPAs e ProntoAtendimentos da Prefeitura estarão funcionando para atender à população. 

Vigilância Sanitária - A Vigilância Sanitária terá 10 praticáveis fixos espalhados pelos circuitos. O objetivo é otimizar a fiscalização dos carros de apoio e dos trios elétricos, camarotes, comércio formal e informal de alimentos. O trabalho dos fiscais visa evitar surtos alimentares e intoxicações causados pelo consumo de produtos sem as adequações sanitárias exigidas por lei. Fique Sabendo - Outra ação importante promovida pela SMS, por meio da Vigilância Epidemiológica, será a de enfrentamento às doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e AIDS. A estratégia do programa 

Fique Sabendo visa incentivar a detecção precoce das (DST’s) através da realização de testes rápidos. 

Os serviços serão oferecidos gratuitamente ao público através de duas unidades a serem montadas em pontos estratégicos da folia: uma localizada na Praça da Piedade (das 9h às 21h, entre os dias 22 e 25 de fevereiro) e outra na Barra, na Rua Dias D´Ávila, próximo ao Farol (das 12 às 22h, entre os dias 22 e 25 de fevereiro). 

TRANSPORTE De acordo com a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), o serviço de transporte coletivo de Salvador funcionará com frota total, englobando cerca de 400 linhas de ônibus e 2.300 veículos em três faixas horárias e atendendo conforme a demanda apresentada. 

No período com menos usuários, das 5h às 13h, a frota das linhas atuará com 50% dos coletivos. De 13h01 às 21h, a frota vai operar com 60% dos carros. Já no horário de maior pico, das 21h às 5h, a Semob disponibilizará 70% da frota para atender aos foliões. 

 Das 400 linhas, cerca de 90 estarão em operação especial 24h horas, para garantir a oferta de transporte principalmente na madrugada. Isso acontecerá durante todos os dias da festa. 

Para controle e fiscalização do transporte, a Semob ainda disponibilizará seis bases operacionais em pontos estratégicos, que contarão com cerca de 550 prepostos e 42 viaturas. As equipes trabalharão nas ruas e no Centro de Controle Operacional (CCO), em Amaralina. 

Além disso, a Semob e a Transalvador manterão dois postos de informações aos usuários que já operam desde o último dia 20 de janeiro no Salvador Shopping e Shopping Barra. 

A partir de quinta-feira (20), quando inicia o Carnaval, a secretaria ampliará o atendimento de 26 linhas até a Estação da Lapa, entre 0h até 4h, quando o metrô interrompe os serviços. Após esse horário, quando o metrô volta a operar, as linhas retomam seu atendimento normal. 

Linhas que vão operar de 0h às 4h da manhã são. E124 Lapa - Valéria E131 Bom Juá - Lapa E133 Lapa - Marechal Rondon 1107-01 Terminal Acesso Norte - Tancredo Neves 1123-01 Terminal Acesso Norte - Saboeiro/Est. Imbuí 1146-01 Terminal Acesso Norte - Arenoso 1133-01 Estação Acesso Norte - Pernambués 1333-01 Estação Pirajá - Fazenda Grande1/2 Circular 1366-01 Estação Pirajá - Castelo Branco 1374-01 Terminal Pituaçu - Vale Dos Lagos 1405-01 Cajazeiras 8 - Estação Pirajá 1407-01 Cajazeiras 10 - Estação Pirajá 1368-02 São Marcos - Lapa 1412-01 Cajazeira 11- Estação Pirajá 1424-01 Estação Pirajá - Fazenda Grande 4/3/2 Via Castelo Branco E119 Lapa - Canabrava/Nova Cidade E109 Mussurunga 1 - Lapa E110 Mussurunga 2 - Lapa E123 Alto do Coqueirinho - Lapa E127 Luís Anselmo - Lapa E134 Cosme de Farias - Lapa E128 Praia do Flamengo - Lapa E142 Lapa - Shopping Lauro de Freitas E120 Lapa - Novo Horizonte E143 Lapa - Pirajá E132 Engenho Velho de Brotas - Lapa 

A linha gratuita C-010: Lapa/Calabar “Transfer” será reforçada e contará com uma frota de 72 veículos, operando 24 horas, a partir de 5h do dia 20 até as 10h da Quartafeira de Cinzas (26). A linha sai do subsolo da Estação da Estação Lapa até o Calabar e será a única que circulará na Avenida Centenário durante a folia. 

Outra opção para quem pretende curtir a folia é utilizar a linha E-106 Ondina-Costa Azul, com saída da Praça Bahia Sol para atender os usuários que se deslocarão para o Largo de Ondina. Essa linha irá operar diariamente das 14h às 5h, com tarifa normal. 

A novidade para a folia este ano será a criação da linha Lapa x Terminal Aeroporto (retornando nas imediações do shopping em Lauro de Freitas), que vai operar com 15 veículos. Esta linha circulará a partir do dia 20, de 0h até as 4h30, no horário que o serviço do metrô fica suspenso. 

O itinerário envolve passagem pelo Vale dos Barris, Garibaldi, Rua Conselheiro Pedro Luís (Rio Vermelho), Largo da Mariquita, Amaralina e Avenida Octavio Mangabeira, passando pela Avenida Dorival Caymmi, Avenida Caribé e São Cristóvão, até chegar ao shopping. 

Stec - Os micro-ônibus do Subsistema de Transporte Coletivo Complementar (Stec) também estarão disponíveis no Carnaval. Cerca de 250 veículos distribuídos em 55 linhas vão operar todos os dias, de 4h à 0h. Esses coletivos estarão atendendo aos trechos do Vale do Canela, Av. Garibaldi e Praça Cairu, com roteiros para Paripe, Ceasa, São Cristóvão, Periperi, Cajazeiras, Itapuã e Brasilgás. Além disso, a Semob colocará à disposição dos usuários ônibus da frota reguladora nas principais estações de transbordo da cidade. 

Pontos de ônibus - Além dos pontos de ônibus já existentes na cidade, haverá a criação de paradas especiais de embarque e desembarque durante o Carnaval nas avenidas Anita Garibaldi, Centenário, Reitor Miguel Calmon (Vale do Canela) e próximo à Praça Cairu (em frente ao Elevador Lacerda). 

Expresso - Os foliões terão também como opção de transporte para o Carnaval o serviço Expresso Carnaval. Os ônibus exclusivos para a folia sairão do Salvador Shopping, do Salvador Norte Shopping e do Shopping Paralela a cada 20 minutos sem paradas no percurso. Com funcionamento das 13h às 6h e frota de 55 veículos, os shuttles serão tarifados em R$ 12 reais por trecho e por pessoa, dando direito a estacionamento incluso nesses dois centros de compras. 

Cada cartão custa R$ 5, podendo o usuário recarregá-lo e utilizá-lo quantas vezes quiser. Serão disponibilizadas mais de 2 mil vagas de estacionamentos para quem utilizar o Expresso Salvador este ano. Vale ressaltar que qualquer cidadão pode acessar esse serviço e não apenas aqueles que deixarem seus carros estacionados nos pontos de acesso. 

O Expresso Carnaval possui cinco linhas. 

São elas: - 

Salvador Shopping - Ondina: parada em Ondina, no ISBA. - Salvador Shopping - Barra: parada na Av. Centenário (atrás do Vitória Center). - Salvador Norte Shopping - Barra: parada na Av. Centenário (atrás do Vitória Center). - Salvador Norte Shopping - Garibaldi: parada na Avenida Anita Garibaldi, em frente ao Instituto de Geociências (Ufba). - Shopping Paralela – Barra: parada na Av. Centenário (atrás do Vitória Center). As últimas viagens sairão às 6h dos pontos próximos aos circuitos (Vitória Center e ISBA) 

Quem pretende ir ao Circuito Batatinha (Pelourinho) utilizando o transporte coletivo vai contar com a linha Aeroporto-Praça da Sé e Rio das Pedras-Praça da Sé. Essas linhas atenderão as principais vias da cidade a partir de quinta-feira (20) até terça-feira (26), com tarifa normal de R$ 4. 

Elas farão rota passando pelo Aeroporto, São Cristóvão, Dorival Caymmi, Piatã, Patamares, Aeroclube, Pituba, Amaralina, Largo da Mariquita, Rua Euricles de Matos, Avenida Garibaldi, Praça Lord Cochrane, Vale do Canela, Avenida Contorno e Praça Cairu. Já os veículos da linha Rio das Pedras - Praça da Sé deverão seguir pela Orla, Cardeal da Silva, Garibaldi, Vasco, Dique, Vale do Canela, Avenida Contorno e Praça Cairu. 

 Táxis – Toda a frota de táxi de Salvador estará em operação no período do Carnaval. Cerca de 7.200 veículos estão autorizados a utilizar a Bandeira 2 a partir das 18h do dia 20 até as 12h da Quarta-feira de Cinzas (26). 

No circuito Barra-Ondina, os taxistas devem respeitar as faixas exclusivas para táxis, que serão segregadas com gradis. Este modelo de serviço foi iniciado em 2015 e o resultado tem sido positivo. Um dos corredores fica na Avenida Oceânica, entre a curva da Paciência e a Praça Bahia Sol, com desvio para a Rua Senta Púa. O outro está localizado na Avenida Centenário, entre o retorno compartilhado em frente ao Habib´s até o último retorno próximo à Rua Miguel Burnier. Todos os táxis que adentrarem essas vias deverão acessar as faixas exclusivas para embarque e desembarque de passageiros. 

Os foliões que optarem por este meio de transporte podem acessar a tabela de referência de preço de corrida, com origem/destino, que possui a estimativa do valor cobrado pelo percurso de diversos pontos do Carnaval para outros bairros da cidade. Essa tabela pode ser adquirida em alguns dos postos de informação de trânsito e transporte para o Carnaval ou acessada no site mobilidadenocarnaval.salvador.ba.gov.br. 

Além disso, a Semob criará 17 pontos especiais de táxi para embarque e desembarque durante os dias da festa momesca, com funcionamento 24 horas, sendo que sete desses pontos serão sinalizados com blimps. São eles: 
1. Vale do Canela (viaduto Menininha do Gantois); 
2. Politeama de Cima (Colégio Ideia); 
3. Av. Joana Angélica (Colégio Central); 
4. Praça Cairu (em frente ao Elevador Lacerda); 
5. Rua do Tijolo (ao lado Viaduto da Sé); 
6. Av. da França (próx. ao galpão 7 – Codeba); 
7. Ladeira do Taboão (próx. à Praça do Pelourinho); 
8. Rua Gabriel Soares (perpendicular à Ladeira dos Aflitos); 
9. Terminal da Barroquinha (ao lado do posto policial); 
10. Av. Centenário (retorno próx. à Rua Airosa Galvão); 
11. Estação da Lapa (parte interna); 
12. Porto da Barra (próx. ao Hotel Sol Barra) 
13. Rua Edgar da Mata (perpendicular à Av. Ademar de Barros); 
14. Av. Garibaldi (esquina com a Rua Agnelo de Brito); 
15. Ondina (próx. ao ISBA); 
16. Rua Afonso Celso; 
17. Rua Nossa Senhora de Fátima (em frente ao Teatro Isba), onde ficarão táxis especiais da Comtas e Cometas. 

 Mototáxi - A população contará com mais 1.500 mototaxistas credenciados. Para atender a demanda dos foliões, a Semob montou uma operação especial com a criação de seis pontos de embarque e desembarque, que funcionarão 24 horas nas proximidades dos circuitos. 

Eles ficam no: • Politeama (bolsão do lado esquerdo ao Ponto de Táxi); • Praça Cairu (estacionamento Zona Azul em frente ao Elevador Lacerda); • Vale do Canela (sentido Terminal da França); • Centenário; • Av. Garibaldi (saída da Adhemar de Barros); • Av. Oceânica (estacionamento do ISBA); 

Elevador e planos inclinados – Os ascensores da capital baiana também estarão em pleno funcionamento no período do Carnaval. O Elevador Lacerda funcionará de forma gratuita a partir da 6h do dia 20 até as 23h do dia 26 de fevereiro. 

O Plano Inclinado Liberdade-Calçada também será gratuito nesses seis dias, das 7h às 22h. Já o Plano Inclinado Gonçalves funcionará nos dias 20 e 21, das 7h às 18h30, e no dia a 22, das 7h às 13h. O Pilar, por sua vez, irá operar apenas nos dias 20 e 21, das 7h às 18h, retomando suas atividades na Quarta de Cinzas, às 12h. 

Canais de comunicação - A população poderá entrar em contato com a Semob para obter informações ou enviar reclamações e sugestões através do WhatsApp (71) 99977- 5135 e do aplicativo “Cittamobi”. Outros canais disponíveis são o Fala Salvador (156) o site www.mobilidadenocarnaval.salvador.ba.gov.br, além do atendimento da Integra, quando referente a coletivos, através do telefone (71) 4020-1550. 

TRÂNSITO 

A Transalvador estará com agentes nas ruas para orientar a população sobre alterações no trânsito, além de realizar coleta de dados de acidentes, elaboração de estatísticas e fiscalização. Dentre as atividades a serem realizadas está a restrição à circulação e estacionamento de veículos no entorno dos circuitos do Carnaval. 

Este ano, a autarquia implantou uma tag nos adesivos distribuídos aos moradores das zonas restrições, em parceria com a Veloe, uma das patrocinadoras do Carnaval, que possibilitará o controle eletrônico de acesso aos portais nessas áreas. Além disso, as credenciais contêm o registro da placa do veículo. 

Vale lembrar que os veículos de imprensa deverão solicitar o adesivo de Trânsito Livre, através do site mobilidadenocarnaval.salvador.ba.gov.br, inclusive os carros plotados. 

Zoneamento - Conforme anos anteriores, foram mantidas as cinco zonas de restrição de acesso veicular, subdivididas em 12 subzonas e com numeração sequenciada. O morador que possui motocicleta deverá trocar o adesivo veicular por outro específico na sede da Transalvador, no Barris, ou no posto do Shopping Barra (Piso L1 Oeste). 

Zona Roxa 1 - Graça: Rua Manuel Barreto, Av. Princesa Isabel, Rua Oito de Dezembro, Ladeira da Barra, Largo do Porto da Barra e transversais. Acesso - Vale do Canela, Av.Euclides da Cunha e/ou Rua da Graça e Av. Centenário, conforme local da residência. 

Zona Roxa 2 - Barra: Av. Centenário, sentido Orla, área do Jardim Brasil, Rua Miguel Burnier, Rua Oscar Carrascosa, Rua Marquês de Caravelas e transversais até a Rua Bernardo Catharino. Acesso - Av. Centenário, Vale do Canela, Av. Euclides da Cunha e/ou Rua da Graça. 

Zona Vermelha 3 - Barra: Av. Sete de Setembro, a partir da Rua Barão de Itapuã, Farol da Barra, Av. Oceânica, do Farol à Rua Marquês de Caravelas (Barra Center), Av. Almirante Marques de Leão, Rua Afonso Celso, Morro do Gavazza e ruas transversais. Acesso - Vale do Canela e Av. Euclides da Cunha e Av. Centenário. 

Zona Vermelha 4 - Barra: Av. Oceânica, da Rua Marquês de Caravelas (Barra Center) ao Morro da Aeronáutica. Acesso - Av. Centenário (mediante condição da via). 

Zona Vermelha 5 - Ondina: Av. Oceânica e transversais do lado da praia, a partir da Rua Morro do Escravo Miguel à Av. Adhemar de Barros. Acesso – Curva da Paciência / Av. Oceânica (mediante condição da via). 

Zona Vermelha 6 - Ondina: Via Marginal à Av. Oceânica (Av. Pres. Vargas, Rua Oswaldo Ribeiro). Acesso - Curva da Paciência / Av. Oceânica / Av. Centenário (mediante condição da via). 

Zona Amarela 7 - Ondina/Barra: Av. Centenário, sentido Barris e vias transversais, incluindo Morro do Gato, Morro do Ypiranga, Rua Sabino Silva, Largo do Camarão, Rua José Mirabeau Sampaio, Rua Álvaro Augusto da Silva, Rua Dr. João Garcês Fróes e Rua Professor Clementino Fraga. Acesso - Av. Centenário. 

Zona Marrom 8 - Ondina: Rua Prof. Edgar da Mata, Av. Adhemar de Barros e vias transversais à direita, sentido Orla. Acesso – Av. Anita Garibaldi/Av. Adhemar de Barros. 

Zona Marrom 9 - Rio Vermelho / Ondina: Av. Oceânica, da Curva da Paciência à Av. Adhemar de Barros, incluindo todas as transversais. Acesso - Curva da Paciência / Avenida Oceânica. 

Zona Verde 10 - Corredor da Vitória: Lado direito do Campo Grande, até o acesso ao Vale do Canela e vias transversais. Acesso - Av. Euclides da Cunha e Rua da Graça. 

Zona Verde 11 - Campo Grande e Largo Dois de Julho: Campo Grande (rua do antigo Cruz Vermelha), Av. Sete de Setembro, entre a Rua Banco dos Ingleses e o edifício Mansão Morada dos Cardeais, Largo Dois de Julho e vias transversais. Acesso - Av. Contorno. 

Zona Verde 12 - Campo Grande e Canela: Canela, Campo Grande, a partir do acesso ao Vale do Canela, Rua Araújo Pinho e adjacências. Acesso - Vale do Canela, Viaduto Menininha do Gantois ou Rua Basílio da Gama. 

Tráfego Livre - A circulação de veículos será livre nas zonas de restrição nos seguintes períodos: Das 6h às 11h - nas zonas vermelha e verde Das 6h às 15h - nas zonas roxa, amarela e marrom Após esses horários, somente carros com a credencial de morador da respectiva área poderão circular na subzona permitida, a depender das condições da via. 

Zonas de Restrição Sem Adesivo - O acesso dos residentes, com automóvel, se dará mediante a apresentação de comprovante de residência: Rua do Corte Grande, Av. Joana Angélica, Rua Padre Feijó, Rua Leogivildo Filgueiras, Ladeira da Montanha, Politeama, Rua do Tijolo, Rua Padre Augustinho (Taboão) e Santo Antônio Além do Carmo. 

Carga e Descarga - As operações de carga e descarga obedecerão aos seguintes horários: Dia 20.02 - Circuito Barra – 6h às 13h/ Circuito Centro – 6h às 15h Dias 21, 24 e 25.02- Circuitos Barra e Centro– 6h às 11h Dia 22.02 - Circuito Barra - 6h às 9h30 /Circuito Centro – 6h às 11h Dia 23.02 - Circuitos Barra e Centro - 6h às 9h30 Dia 26.02 - Circuitos Barra - 6h às 9h30 e Centro - 6h às 13h 

Locais de acessos dos caminhões aos circuitos para operações de abastecimento: Av. Vale dos Barris; Av. Oceânica; Curva da Paciência; Ladeira da Montanha e Rua Airosa Galvão. 

As áreas reservadas para embarque e desembarque para veículos de aplicativo são: Av. Centenário (Rua Djalma Ramos), Av. Anita Garibaldi (acesso à Federação), Rua da Paciência, Rua do Salete (Faculdade Cairu), Rua da Graça, a partir da Rua da Flórida; Ladeira da Praça, a partir da Rua do Tesouro; Vale do Canela (UFBA), sentido Garibaldi e Av. Princesa Leopoldina (Perini). 

Zona Azul - Serão oferecidas aproximadamente 2.600 vagas de Zona Azul em locais estratégicos próximos aos circuitos. São eles: 1. Avenida Anita Garibaldi, nos dois sentidos; 2. Rua Agnelo de Brito; 3. Avenida Estados Unidos; 4. Avenida da França; 5. Rua Portugal; 6. Rua da Conceição da Praia; 7. Rua da Mouraria; 8. Rua do Salete; 9. Ladeira do Salete; 10. Rua Prof. Hugo Baltazar da Silveira; 11. Rua José Leonídio de Sena; 12. Ladeira de Santana; 13. Ladeira da Praça, ambos os lados; 14. Avenida Vale dos Barris; 15. Rua Comendador José Alves Ferreira; 16. Rua Prof. Paulo Almeida; 17. Ladeira da Fonte; 18. Rua Prof. Aristides Novis; 19. Av. Reitor Miguel Calmon; 20. Travessa do Tijolo; 21. Avenida J. J. Seabra. 

 Rotas de Emergências no Circuito Dodô (Barra/Ondina) - Saídas emergenciais para veículos e pessoas: Av. Almirante Marques de Leão, Rua Airosa Galvão, Av. Adhemar de Barros, Rua Senta Púa, Rua Macapá, Rua do Corte Grande e Rua Baependi. 

Abaixo as rotas: • Av. Marques de Leão, Rua Marquês de Caravelas, Alameda Antunes, Av. Princesa Isabel, Av. Reitor Miguel Calmon (Vale do Canela). • Av. Oceânica, Rua Airosa Galvão, Av. Centenário. • Largo do Camarão, Rua Ranulfo Oliveira, Av. Centenário. • Av. Oceânica, Curva da Paciência, Av. Garibaldi. 

Rotas de Emergência no Circuito Osmar (Centro) e Batatinha (Centro Histórico) – As saídas emergenciais para veículos e pessoas são as seguintes: Viaduto Menininha do Gantois, Rua Leovigildo Filgueiras, Rua Moacir Leão (Politeama de Baixo), Rua Renato Medrado (Politeama de Cima), Rua Lateral à Praça da Piedade (Igreja de S. Pedro), Rua do Pau da Bandeira, Ladeira da Montanha, Ladeira da Praça, Rua Tuiuti, Rua Rui Barbosa e Rua Padre Agostinho Gomes. 

Abaixo as rotas: • Largo do Campo Grande: Viaduto Menininha do Gontois, Av. Reitor Miguel Calmon (Vale do Canela). • Largo do Campo Grande: Rua Leovigildo Filgueiras, Praça Lord Cochrane, Av. Vasco da Gama. • Rua Forte de São Pedro: Rua Politeama de Baixo, Av. Vale dos Barris. • Av. Sete de Setembro: Praça da Piedade (Igreja de São Pedro), Rua Direita da Piedade, Rua do Salete, Rua General Labatut, Rua Mesquita dos Barris, Praça João Mangabeira (Barris). • Praça Castro Alves: Rua D’Ajuda, Ladeira da Praça, Av. J.J. Seabra, Ladeira de Santana. • Praça Castro Alves: Ladeira da Montanha, Rua Pinto Martins, Rua Miguel Calmon. • Terreiro de Jesus: Praça da Sé, Rua José Gonçalves, Ladeira da Praça, Av. J.J. Seabra, Ladeira de Santana. • Largo do Pelourinho: Rua Padre Augustinho, Av. J.J. Seabra, Ladeira de Santana. 

FISCALIZAÇÃO E ORDENAMENTO A Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) realizará a fiscalização de exibição de publicidade nos circuitos do Carnaval, assim como o exercício de atividades provisórias como bar, balcão, depósitos e estacionamento. Além disso, as equipes fiscalizarão a utilização de marquises no entorno dos festejos, vistoriando instalações em áreas verdes, descarte final de produtos e alimentos, bem como o monitoramento de trios elétricos. O órgão contará com mais de 195 profissionais, entre engenheiros de segurança e ambiental, arquitetos, técnicos, fiscais e pessoal de apoio, ficando em regime de plantão 24 horas em quatro postos. São eles: 1- Barra – Rua Airosa Galvão (fina do canteiro central) 2- Ondina - Largo do Camarão /Sabino Silva 3- Campo Grande - Praça 2 de Julho 4- Castro Alves – Praça Castro Alves (ao lado do Cine Glauber Rocha) 

Ambulantes - A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) atuará com um efetivo de 960 profissionais no ordenamento do espaço público, na organização e distribuição dos ambulantes, fiscalização do comércio de produtos proibidos e na observância da comercialização da marca patrocinadora do Carnaval. Além disso, será observada a atuação de pessoas não licenciadas e produtos acondicionados de forma irregular em vidro ou servidos em espetos. 

Iluminação - A Diretoria de Iluminação Pública (DSIP), vinculada à Semop, montará um esquema específico para o Carnaval, contemplando os circuitos oficiais da festa e nos bairros que terão programação para o evento. Todos os locais com o evento receberão um reforço na iluminação. Na Barra, serão 2.194 mil projetores instalados. No Centro da cidade, serão 2.840. Os bairros que terão a festa contarão com 518 novas luminárias. 

Salvamar - A Coordenação de Salvamento Marítimo de Salvador (Salvamar) disponibilizará todo o efetivo do órgão. Serão 237 salva-vidas que estarão nas praias, no trecho entre Jardim de Alah até Ipitanga. No circuito Barra/Ondina, haverá 55 profissionais atuando 24 horas, além de sete postos móveis armados na região em tempo integral. A estrutura ainda conta com quadriciclos, jet-ski, botes motorizados, pranchões e coletes. Além dos mirantes fixos, a Salvamar montará 45 postos móveis, distribuídos nas praias da cidade. 

Poluição sonora - A Semop disponibilizará 16 equipes, com um total de 54 agentes de fiscalização e colaboradores, distribuídas em todos os circuitos da festa e bairros, realizando o monitoramento e medição dos decibéis dos trios elétricos, palcos e atendimentos de denúncias referentes à poluição sonora. 

Defesa do consumidor - A Diretoria de Defesa do Consumidor de Salvador (Codecon) atuará com 36 colaboradores. As equipes da diretoria também farão ações de registro de denúncias, assim como visita e vistoria a estabelecimentos comerciais. Haverá ações nos bairros da Liberdade, Plataforma, Periperi, Cajazeiras, Boca do Rio e Itapuã. A população contará ainda com o Balcão de Educação para o Consumo, na sede da diretoria, na Rua Chile, nº 3. 

Limpeza - A Empresa de Limpeza Urbana (Limpurb) atuará com 3.800 colaboradores que estarão envolvidos na limpeza dos circuitos da folia e Carnaval nos Bairros. Serão realizados serviços de varrição, coleta, lavagem de vias e logradouros, instalações, limpeza e manutenção de sanitários públicos. As equipes terão à disposição 225 equipamentos, 14 cooperativas e uma associação de catadores em parceria com o órgão. Já os foliões poderão usufruir de 2.998 sanitários químicos e 80 sanitários-contêineres climatizados. 

Segurança - A Guarda Civil Municipal (GCM) atuará no Carnaval 2020 com aproximadamente 950 agentes, em apoio a diversos órgãos públicos nas ações de fiscalização e ordenamento, desenvolvendo atividades de patrulhamento preventivo, identificação de crianças, devolução de documentos perdidos e distribuição de panfletos informativos com dicas de segurança. Também serão feitas ações sociais com a Banda de Música em abrigos e hospitais, além de iniciativas de apoio a órgãos estadual e federal. 

MULHER E JUVENTUDE A Secretaria Municipal de Atendimento à Mulher, Infância e Juventude (SPMJ) contará com 550 profissionais envolvidos na folia. Haverá equipes que atuarão em parceria com a Secretaria Municipal da Reparação (Semur) na central do Observatório de Discriminação Racial, LGBT e Violência Contra a Mulher, na Praça do Campo Grande. 

A SMPJ instalará duas unidades do Centro Integrado de Atendimento à Mulher, Infância e Juventude (Ciami) voltadas para o atendimento psicossocial e encaminhamento jurídico para mulheres em situação de violência, por meio de equipe multidisciplinar composta por psicólogas, assistentes sociais e advogadas, além de apoio técnico e administrativo. As estruturas também contarão com uma equipe especializada para prestar apoio a crianças, adolescentes e jovens que participarem da festa. Um das unidades do Ciami ficará na Praça do Campo Grampo e outra na Avenida Adhemar de Barros, em frente à Drogaria São Paulo, na Ondina, no canteiro central. 

Mobilização - A SPMJ realizará a campanha “Pare! Não à importunação sexual”. Trata-se de uma ação educativa nos circuitos do Carnaval, estações rodoviárias, metroviárias, aeroporto, hotéis, camarotes e trios elétricos, com distribuição de material informativo e publicitário, voltado para prevenir as práticas de importunação sexual. 

Acolhimento - A população também contará com o Centro de Acolhimento, Aprendizagem e Convivência (Caac), destinado para os filhos dos ambulantes e catadores de recicláveis cadastrados pela Prefeitura na região dos circuitos Dodô e Osmar. Caac no circuito Campo Grande: Escola Municipal Hildete Lomanto, na Rua Prediliano Pitta, s/n, Garcia; -Ala 1: 7 a 17 anos (capacidade para 100 crianças e adolescentes) -Ala 2: 0 a 6 anos (capacidade para 120 crianças) 

Caac no circuito Barra-Ondina: Na Escola Municipal Osvaldo Cruz, localizada na Rua Prof. Francisco da Conceição Menezes, S/N – Rio Vermelho. - 0 a 6 anos (capacidade para 120 crianças) Escola Municipal Casa da Amizade, na Rua Quintino de Carvalho, 277, Ondina. - 7 a 17 anos (capacidade para 100 crianças e adolescentes). 

Camsid - O Centro de Atendimento à Mulher Soteropolitana Irmã Dulce (Camsid), localizado na Rua Lélis Piedade, 63, Ribeira, estará disponível em regime de plantão de 24 horas durante o período de Carnaval, prestando atendimento psicossocial e encaminhamento jurídico por meio de equipe multidisciplinar composta por psicóloga, assistente social e advogada. Além disso, serão disponibilizadas 20 vagas para acolhimento de mulheres e filhos com idade entre 0 a 12 anos, durante o prazo de até 15 dias. 

Conselho - O Conselho Tutelar fará plantão para atendimento, orientação, encaminhamento e aplicação de medida de proteção em espaços próximos aos circuitos da folia, a partir das 7h do primeiro dia oficial de Carnaval (20) até as 12h da Quarta de Cinzas (26). Os conselheiros do órgão atenderão no Centro Municipal de Educação Infantil Calabar (Rua Plínio Moscoso, nº 945, Jardim Apipema); Colégio Estadual Úrsula Catharino (Tv. Nossa Sra. do Rosário, 009, Centro); e Escola Estadual Wilson Lins (Rua Macapá, s/n, Ondina) O Conselho Tutelar também participará do Plantão Integrado da Rede de Proteção da Criança e do Adolescente, na sede da Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), localizado à Rua Carlos Gomes, 746. 

OBSERVATÓRIO DE DISCRIMINAÇÃO Os foliões contarão com o Observatório da Discriminação Racial, LGBT e Violência Contra a Mulher na Praça do Campo Grande, além de mais seis mirantes que ficarão na Piedade, Castro Alves, Casa de Itália, Farol da Barra, Antigo Clube Espanhol e Barra Center. Essas estruturas farão registro e/ou encaminhamento de situações de ato racista ou violência contra a mulher e LGBTs. As estruturas fazem parte de uma inciativa da Secretaria da Reparação (Semur), que atua em parceria com a Secretaria de Política para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ). Serão disponibilizados 90 observadores no Observatório do Carnaval. Além dos postos físicos, a população pode registrar ocorrências nos canais de denúncias no site da Semur e no Whatsapp (71) 98622-5494. 

PROMOÇÃO SOCIAL A Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre) vai trabalhar com equipes formadas por assistentes sociais, psicólogos, pedagogos, educadores sociais, coordenadores, técnicos e pessoal de apoio, totalizando 260 profissionais, que atuarão na Campanha de Combate ao Trabalho Infantil nos camarotes acessíveis e na realização de Serviço Especializado de Abordagem Social. Os técnicos realizarão atividades para identificar e evitar situações de vulnerabilidade e risco social, como o trabalho infantil, exploração sexual infanto-juvenil, população em situação de rua, e ofertar locais seguros e confortáveis para que idosos e pessoas com deficiência possam participar da festa. O objetivo é garantir a proteção social e combater a violação de direitos contra crianças e adolescentes durante o Carnaval de Salvador, através de ações articuladas com o poder público e sociedade civil organizada. As atividades estarão apoiadas em cinco eixos: Informação e Mobilização; Identificação; Proteção; Defesa e Responsabilização; Monitoramento. 

Combate ao trabalho infantil - Por meio do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), a Sempre realizará a divulgação da campanha “Criança não é mão de obra”. A ideia é informar e conscientizar a população sobre os riscos e as consequências que o trabalho infantil provoca na formação intelectual e física desse público. A secretaria também disponibilizará serviços socioassistenciais a famílias em situação de vulnerabilidade. Serão 41 equipes, sendo 36 nos três circuitos Osmar, Dodô e Batatinha, e cinco nos bairros Itapuã, Nordeste, Periperi, Cajazeiras e Liberdade. 

Turma da pulseirinha - As equipes da Sempre também farão a identificação das crianças que estiverem acompanhadas dos responsáveis, distribuindo pulseiras e ofertando orientações para a segurança das crianças no Carnaval. 

Camarotes Acessíveis - Com o intuito de promover inclusão, a Sempre disponibilizará três camarotes aos idosos e pessoas com deficiência, previamente cadastrados, no Campo Grande, Piedade e Ondina. A ideia é ofertar a esses públicos mais conforto e vista privilegiada dos festejos. O horário de funcionamento dos camarotes varia, adequando-se às apresentações nos circuitos. Abaixo os horários de funcionamento dos Camarotes Acessíveis: 

Campo Grande: 12h às 20h – 60 pessoas por dia – idosos; Piedade: 12h às 21h – 130 pessoas por dia – pessoas com deficiência; Ondina: 17h às 3h – 120 pessoas por dia - idosos e pessoas com deficiência. Apoio aos catadores - A Sempre manterá dois espaços de apoio para catadores de material reciclável, que ficarão localizados na Avenida Centenário, na Escola Municipal Santa Terezinha, e no Aquidabã, na Avenida Presidente Castelo Branco, 1660. Nestes espaços, os catadores irão dispor de local para descanso, lanche e banheiro, entre outros serviços, para que possam desenvolver o autocuidado enquanto trabalham nos dias da festa. 

 APOIO AO TURISTA A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) montará dois postos de informações e apoio ao turista, que funcionarão do dia 20 a 25. Um deles ficará próximo ao Elevador Lacerda e atenderá das 8h às 17h. O outro estará no Terminal Marítimo, orientando os passageiros que desembarcarão nos cruzeiros. Além disso, quatro equipes da Secult atenderão em pontos de grande movimento da cidade como aeroporto, rodoviária, Praça Municipal e Terminal Marítimo. Como estratégia de divulgação do destino Salvador para o mundo afora, a Secult convidará jornalistas americanos para acompanhar o pré-Carnaval, durante o Fuzuê e Furdunço. 

OUVIDORIA A Ouvidoria de Salvador disponibilizará o Fala Folião. A ação contará com os Balcões de Atendimento fixos no Elevador Lacerda, Campo Grande e Barra, além de equipes itinerantes espalhadas por todos os circuitos da festa. A Central Disque Salvador 156 atenderá 24 horas para todo e qualquer tipo de informação, solicitação ou outras demandas referente à festa. Para atendimento às demandas do público, a OGM contará com a colaboração efetiva dos órgãos operacionais que se utilizam dessas informações durante o evento. Outra estratégia adotada pela OGM é a utilização de "mochilas-pirulito", um acessório de identificação acoplado às costas dos integrantes das equipes volantes, apontado como importante estratégia na captação de informações junto ao folião nos principais circuitos da festa. 

MANUTENÇÃO A Secretaria de Manutenção (Seman) contará com equipes de plantão 24 horas para atendimento às solicitações emergenciais e reparos nas vias públicas. Os serviços acontecem antes, durante e após a folia, envolvendo ações de revisão diária do sistema de drenagem para prevenção de alagamentos, reposição dos tapumes, poda de árvores nos circuitos e logradouros de acesso, além da Operação Tapa-Buracos. Já a Companha de Desenvolvimento Urbano (Desal) realizará vistorias em equipamentos públicos, como passarelas e praças, tanto nos circuitos oficiais da festa como nos bairros que receberão programação do Carnaval, executando ações de pintura, substituição e conserto de peças. 

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Os foliões que curtirem a maior festa de rua do planeta também terão à disposição internet gratuita, que será oferecida nas principais áreas dos circuitos a partir do dia 23 de fevereiro. A Companhia de Governança Eletrônica (Cogel) é o órgão que implantará as redes de wi-fi de alta velocidade e atuará no desenvolvimento de sites e aplicativos, assim como suporte à operação do sistema de videomonitoramento. Além disso, serão instaladas redes de dados de alta velocidade para as atividades da Sala de Imprensa Oficial do Carnaval, camarotes oficiais, central de vistoria dos trios e transmissão ao vivo pela internet. Serão promovidas, também, instalação de redes lógicas e telefonia, além de desenvolvimento e suporte de sistemas e aplicativos utilizados pelos órgãos e entidades da Prefeitura. 

COMUNICAÇÃO A Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) atuará com equipes de cerca de 50 profissionais das áreas de jornalismo, fotografia, produção de conteúdo em vídeo, redes sociais e administrativo. A Sala de Imprensa Oficial do Carnaval, montada na Praça Dois de Julho, no Campo Grande, contará com toda a infraestrutura necessária para atuação dos profissionais de comunicação credenciados, com mesas, computadores e acesso à internet, nos mesmos moldes de uma redação. Além disso, haverá um espaço reservado para coletivas de imprensa. Serão disponibilizados praticáveis com 21 cabines de rádio, garantindo a retransmissão da festa para mais de 200 cidades. Todo o material produzido pela Secom – textos, fotos, áudios e vídeos – vai estar disponível em tempo real através da Agência de Notícias (www.agenciadenoticias.salvador.ba.gov.br), além de ser enviado através de diversas ferramentas para a imprensa credenciada. No total, cerca de 2,5 mil profissionais/veículos se credenciaram para cobertura do Carnaval. * Funcionamento da Sala de Imprensa Oficial do Carnaval Horário: 8h às 22h Local: Praça Dois de Julho, Campo Grande, Centro Telefone: (71) 3202-6265 * E-mail oficial secom@salvador.ba.gov.br * Para baixar conteúdo de imprensa - Site www.agenciadenoticias.salvador.ba.gov.br * Redes oficiais do Carnaval de Salvador - Site: www.curtacarnaval.com.br - Instagram: @salvadormeucarnaval - Facebook: www.facebook.com/SalvadorMeuCarnaval * Redes da Prefeitura de Salvador - Instagram: @prefsalvador - Facebook: www.facebook.com/PrefeituraDeSalvador - Twitter: www.twitter.com/prefsalvador - Flickr: https://www.flickr.com/photos/prefeituradesalvador/ - Youtube: https://www.youtube.com/PrefeituradoSalvador

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑