Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 1 de fevereiro de 2020

Parque de Pituaçu sedia simulado de mergulho e recuperação de corpo

O Parque Metropolitano de Pituaçu foi sede de um simulado de mergulho e recuperação de corpo nesta quarta-feira (29/01). A ação, que teve início a partir das 9h, foi realizada pelo Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), através dos alunos do Curso de Mergulho Autônomo (Cmaut).

O curso, que está na última semana, tem como finalidade treinar ainda mais os militares para situações de busca e recuperação. Com o objetivo de aperfeiçoar as técnicas desenvolvidas para esta ação, o capitão BM Luciano Alves, explicou que o treinamento faz parte da rotina e visa qualificar cada dia mais os militares para o procedimento. “Nossa meta é dar um melhor atendimento nas mais variadas ocorrências que atendemos”, disse.

Com carga horária de 260 horas/aulas, de teoria e prática, os militares puderam aprimorar o conhecimento de busca e recuperação em meio líquido. Dessa forma, as equipes podem dar mais rapidez e precisão aos protocolos realizados nas atividades exercidas pelas equipes.

O Subtenente BM Pereira, instrutor do curso, explicou sobre a forma de busca dos corpos pelos mergulhadores, ressaltando que a varredura é realizada de forma circular e perimental fazendo com que a área seja totalmente varrida no fundo do lago. Essa mesma técnica foi utilizada durante o simulado. Ressaltou ainda que em caso de afogamento, o corpo geralmente afunda, sendo necessário a recuperação através dos mergulhadores.

A Gestora do Parque, Bernadete Argolo, destacou que o treinamento compõe mais uma atividade de integração com o CBMBA, fortalecendo ainda mais o reconhecimento do espaço como referência para a comunidade e os soteropolitanos.

O Parque Metropolitano de Pituaçu está localizado entre a orla de Pituaçu (Av. Otávio Mangabeira) e as avenidas Jorge Amado e Paralela, em frente ao Centro Administrativo. Funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 18h.

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑