Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 1 de fevereiro de 2020

Secretaria da Saúde esclarece sobre fake news

A Diretoria de Promoção à Saúde e Proteção Animal (DIPA), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Salvador tem sido vítima de fake news sobre a atuação e oferta de serviço disponíveis atualmente, o que gera conflito para os profissionais atenderem de prontidão as demandas reais da população e de atribuição da Diretoria. 

É importante esclarecer que a DIPA tem função de pesquisar, analisar, planejar e propor a implantação de serviços voltados à saúde e bem-estar dos animais domésticos, bem como inspecionar a fiscalizar locais denunciados e orientar os responsáveis sobre a prática da guarda responsável. É função ainda coibir maus tratos e abandonos através de ações educativas. 

Não faz parte dos serviços prestadora por esse setor o recolhimento de animais de pequeno porte acidentados em via pública, por exemplo, ou atuar em situação de abandono e maus-tratos em residências privadas. Avaliação com veterinário, acolhimento de bichos com doenças infectocontagiosas, internação e outros serviços clínicos particulares também não são ofertados. Nem nenhum tipo de vacinação. 

A vacinação antirrábica é disponibilizada em 100 postos de saúde da capital baiana pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). 

Já as castrações são encontradas em três clínicas credenciadas e uma unidade móvel. 

Além disso, desde outubro a gestão implantou o melhor modelo do Brasil para cuidar de animais de grande porte. A DIPA oferece suporte para resgate, tratamento e acolhimento desses bichos (ex: cavalo, mula, boi, porco, cabra) soltos ou abandonados em vias públicas no município de Salvador. 

A DIPA possui diversos projetos em elaboração para proporcionar saúde e bem-estar aos animais de Salvador, entre eles o Hospital Público Veterinário e Cão Comunitário.

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑