Translate

Entrevista

Entrevista
O poder da mulher nordestina: "Luciene, a Artesã de Irará"

INSTAGRAM

INSTAGRAM
@salvadornoticiasofc
Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 7 de março de 2020

Exames laboratoriais confirmam surto de chikungunya em Mirantes de Periperi

Das 27 amostras analisadas pelo Laboratório Central de Salvador, 25 tiveram resultado positivo para chikungunya. Técnicos do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) e do Laboratório Municipal realizaram novas coletas de dados e de sangue na manhã desta quinta-feira (05) na localidade

O Laboratório Central de Salvador, setor ligado à Secretaria Municipal da Saúde (SMS), informou o resultado dos primeiros exames realizados em moradores da Rua Antônio Teixeira, em Mirantes de Periperi, que apresentaram sintomas de febre, dor de cabeça, além de dores e inchaço nas articulações.


Das 27 amostras analisadas, 25 tiveram confirmação laboratorial para chikungunya e os outros dois aguardam análise para dengue. Na manhã desta quinta-feira (05), técnicos do CIEVS e da Vigilância Epidemiológica realizaram novas coletas em moradores sintomáticos do bairro. “Os exames confirmaram nossa suspeita de surto de chikungunya na localidade. Realizamos novas coletas, mas possivelmente os resultados devem seguir o mesmo padrão”, afirmou Cristiane Cardoso, coordenadora do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS).


Após ser acionada pela Associação de Moradores na última segunda-feira (02), a SMS encaminhou equipes de assistência e vigilância à Mirantes de Periperi para investigar as causas do possível surto na comunidade. Agentes de combate às endemias realizaram de forma ostensiva o bloqueio vetorial contra o Aedes com aplicação de inseticida, intensificação das visitas casa a casa, bem como a identificação de locais com maior vulnerabilidade para infestação do mosquito.


Cerca de 80% dos focos identificados estavam dentro dos domicílios. “O Centro de Controle de Zoonoses [CCZ] segue com a intensificação das ações na região afim de conter o avanço da infestação do Aedes e do surto de chikungunya. No entanto, reiteramos a importância da participação popular para conseguirmos vencer o Aedes. As residências continuam sendo os principais locais onde são encontrados os criadouros do vetor. Isso mostra que as pessoas precisam auxiliar o poder público na luta contra o mosquito”, esclareceu Andrea Salvador, coordenadora do CCZ.


No próximo sábado (07), a partir das 09 horas, a Prefeitura de Salvador promoverá uma grande feira de saúde na comunidade para atender as principais demandas dos moradores, incluindo dois “Med” ônibus. Médicos generalistas e pediatras prestarão atendimentos, além disso, aferição de pressão; bolsa Família, Glicemia e testes rápidos estão sendo oferecidos à população.


Oportunidade também para quem possui animais de estimação, pois podem levar seus bichinhos para vacinação de forma gratuita. Serão distribuídos, ainda, preservativos e escovas de dentes. Os atendimentos serão realizados por ordem de chegada e os interessados deverão portar o cartão SUS e um documento oficial de identificação com foto.

0 comentários :

 

Solenidades

Gastronomia

Eventos

Teatro

SALVADOR NOTÍCIAS
©Todos os direitos reservados desde 2000-2025 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑