Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 21 de março de 2020

Integração com os ônibus "amarelinhos" começa a valer neste sábado (21)

Medida vai contemplar 188 veículos e beneficiar 100 mil passageiros por dia


Os micro-ônibus do Subsistema do Transporte Especial Complementar de Salvador (STEC), os chamados amarelinhos, serão integrados aos veículos do Consórcio Integra e ao metrô a partir deste sábado (21). A integração foi estabelecida no Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado pela Prefeitura, Ministério Público da Bahia (MP-BA), cooperativas e empresários do setor, prevendo a união completa entre os modais de transporte da cidade.

Com isso, o usuário do transporte público vai poder pegar um amarelinho, um ônibus do Consórcio Integra e um metrô e pagar uma única tarifa com o uso do cartão de passagem. A integração também vai ocorrer entre dois veículos amarelinhos. 

Atualmente, os 230 veículos do STEC transportam cerca de 100 mil passageiros por dia e circulam em 33 linhas Salvador, atendendo a bairros do miolo da cidade, a exemplo de Cajazeiras, Pau da Lima e São Rafael, além do Subúrbio Ferroviário e parte da Orla (Itapuã e Piatã). Do total de linhas, 22 (188 veículos) vão integrar a partir deste sábado (21) - veja a lista que segue em anexo. As outras 13, que operam com 42 veículos, não vão integrar pois não cumprem os pré-requisitos estabelecidos no TAC.

Para participar da integração, os permissionários do STEC tiveram que cumprir alguns requisitos estabelecidos pelo TAC, como, por exemplo, ter feito o recadastramento junto à Secretaria de Mobilidade (Semob), a inspeção veicular anual obrigatória, respeitar a idade máxima veicular de oito anos, contados a partir da fabricação do veículo, e atender a outros critérios de acessibilidade. Os permissionários que não atenderem a esses requisitos não vão poder participar da integração.  

"Essa é mais uma ação positiva da Prefeitura na área do transporte público, que vai beneficiar 100 mil pessoas por dia. Desde o início da nossa gestão, focamos na ampliação e na qualidade do sistema, assegurando a integração entre os modais. Em breve, o mesmo vai acontecer em relação ao BRT", declarou ACM Neto. 

Para o secretário de Mobilidade de Salvador, Fábio Mota, a integração vai facilitar a vida dos usuários do sistema de transporte. “Era o último modal da cidade que não havia integrado. A partir de amanhã, todos os modais serão integrados, facilitando a vida das pessoas, principalmente para quem mora no Subúrbio e em Cajazeiras, áreas onde o STEC atua. Os passageiros agora vão poder pegar dois ônibus em duas horas com a mesma tarifa. Vão poder pegar o amarelinho, o metrô e outro ônibus ou até dois amarelinhos com a mesma tarifa”. 

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑