Translate

Entrevista

Entrevista
O poder da mulher nordestina: "Luciene, a Artesã de Irará"

INSTAGRAM

INSTAGRAM
@salvadornoticiasofc
Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 5 de março de 2020

NEOJIBA inicia temporada 2020 no próximo sábado

Primeiro concerto do ano marca o início das comemorações pelos 250 anos de Beethoven em Salvador.



Neste domingo, 8 de março, o NEOJIBA dá início às comemorações pelos 250 anos de nascimento de Ludwig van Beethoven, o compositor alemão que mudou para sempre a forma como fazemos e ouvimos música.

 A primeira apresentação do Beethoven 250 - que também abre a programação do NEOJIBA em 2020 - será gratuita, no Parque do Queimado, na Liberdade, às 11h e terá um quarteto e dois solistas.

O quarteto italiano Shaborùz, o violista italiano Edoardo Rosadini e o pianista turco Mertol Demirelli irão executar duas obras do compositor alemão: o Quarteto de cordas nº 2 em Sol Maior, op. 18 nº 2 e o Concerto para Piano nº 4 em Sol Maior, op. 58, em versão para piano e quinteto de cordas.  

Formado em 2017 na Escola de Música de Fiesole, o Shaborùz é composto pelas jovens musicistas Angela Tempestini (violino); Anna Avilia (viola) e Marina Margheri (violoncelo), além de Amedeo Ara (violino). No Dia Internacional das Mulheres, o evento também celebra e exemplifica o espaço que elas estão conquistando no universo da música de concerto, historicamente dominado pelos homens. 

Série BEETHOVEN 250

Na próxima quinta-feira, 12, às 20h, será a vez do Teatro Castro Alves abrir suas portas para reverenciar o compositor alemão, dentro da Série BEETHOVEN 250. O TCA irá abrigar, até dezembro de 2020, sete grandes concertos com artistas internacionais e a Orquestra NEOJIBA, formada por adolescentes e jovens que integram o programa.  

O concerto de estreia será regido por Edoardo Rosadini e terá ao piano Ricardo Castro, fundador e diretor geral do NEOJIBA. Os ingressos estão à venda pelo site Ingresso Rápido (ingressorapido.com.br), a partir de R$ 5 (meia-entrada).

No concerto, será apresentada uma das obras mais famosas de Beethoven, a Quinta Sinfonia. No começo da noite, os músicos apresentam o Concerto Nº 5 para piano e orquestra, “Imperador”. Em 1993, Ricardo Castro venceu um dos concursos mais importantes do mundo para pianistas, o Leeds International Piano Competition, executando essa obra.

Como contraponto, a orquestra apresentará também “Soteropolitana”, peça premiada do jovem compositor baiano Luã Almeida.

Na Itália, onde vive, Edoardo Rosadini mantém, desde 2002, a Orquestra de Meninos da Escola de Música de Fiesole, composta por 80 crianças e adolescentes entre 8 e 17 anos.



Domingos no Parque



As apresentações continuam em todos os domingos de março no Parque do Queimado, sede do NEOJIBA, sempre às 11h, com entrada franca e repertórios variados. 

 No dia 15, o violoncelista Matias de Oliveira Pinto e o pianista Ricardo Castro apresentam as 3 Fantasiestucke, op. 73 para violoncelo e piano de Robert Schumann e a Sonata nº 3 em Lá Maior, op. 69 para violoncelo e piano, de Beethoven.

 No dia 22, acontece o Recital Virtuoses do NEOJIBA, com Francisco Souza (contrabaixo), Adauri de Oliveira (clarineta), Ana Júlia Bittencourt (flauta),  Laís Tavares (violoncelo), Hélder Passinho (trompete) e Arthur Marden, ao piano, como convidado especial. No repertório, Elegia Nº 1 para contrabaixo e piano, de Bottesini, Choros 2 para flauta e clarineta, de Villa-Lobos, Adagio e Allegro op. 70 para violoncelo e piano, de Schumann, Sonata para clarineta e piano, de Poulenc, e a Sonatina para trompete e piano, de Jean Françaix.

 E fechando o mês, no dia 29, a Orquestra de Câmara do NEOJIBA apresenta uma programação especial para as crianças, o Crianças no Parque, com a Sinfonia dos Brinquedos, de Leopold Mozart, e a Sinfonia das Crianças op. 239, de Carl Reinecke. 



Sobre o NEOJIBA 

Criado em 2007, o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) promove o desenvolvimento e integração social de crianças, adolescentes e jovens, prioritariamente em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletivos. O programa é mantido pelo Governo do Estado da Bahia, vinculado à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social e gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Social pela Música.

Em 12 anos de atuação, o NEOJIBA atendeu, direta e indiretamente, cerca de 10 mil crianças e jovens entre 6 e 29 anos.  As apresentações dos seus muitos grupos musicais - de 14 núcleos-  já foram vistas por mais de 830 mil pessoas no Brasil e no exterior.


 SERVIÇO - MARÇO NO NEOJIBA

 8 de março

Beethoven 250

Quarteto e Concerto

Quarteto Shaborùz, Edoardo Rosadini e Mertol Demirelli

Parque do Queimado, Liberdade - Sala NEOJIBA

11h - Entrada Franca



12 de março

Série Beethoven 250

Com Edoardo Rosadini, Ricardo Castro e Orquestra NEOJIBA

Teatro Castro Alves, Campo Grande

20h

Ingressos à venda no Ingresso Rápido (ingressorapido.com.br/), a partir de R$ 5 (meia-entrada)



15 de março

Beethoven 250

Sonatas

Matias de Oliveira Pinto e Ricardo Castro

Parque do Queimado, Liberdade - Sala NEOJIBA

11h - Entrada Franca



22 de março 

Recital Virtuoses do NEOJIBA

Francisco Souza, Adauri de Oliveira, Ana Júlia Bittencourt, Laís Tavares, Hélder Passinho, Arthur Marden.

Arthur Marden e Coordenadores pedagógicos do NEOJIBA

Parque do Queimado, Liberdade - Sala NEOJIBA

11h - Entrada Franca



29 de março

Crianças no Parque

Orquestra de Câmara do NEOJIBA Parque do Queimado, Liberdade - Sala NEOJIBA

11h - Entrada Franca



0 comentários :

 

Solenidades

Gastronomia

Eventos

Teatro

SALVADOR NOTÍCIAS
©Todos os direitos reservados desde 2000-2025 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑