Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 17 de março de 2020

Prefeitura anuncia suspensão das aulas e outras medidas contra coronavírus

O prefeito ACM Neto anunciou hoje (16), em coletiva no Palácio Thomé de Souza, novas medidas para prevenir uma explosão do número de casos do coronavírus em Salvador. Entre essas medidas estão a suspensão das aulas nas redes pública e privada de ensino e do funcionamento das academias de ginástica e dos cinemas, sendo que ambas valem por 15 dias, contados a partir dessa quarta-feira (18). 

As outras medidas anunciadas pelo prefeito foram: suspensão da exigência de recadastramento dos servidores públicos municipais aposentados ou pensionistas; suspensão das férias e licenças dos funcionários das secretariais municipais de Saúde (SMS) e de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre), além da Guarda Civil Municipal (GCM) e Defesa Civil (Codesal), por serem fundamentais nesse momento de crise mundial; trabalho remoto para colaboradores acima de 65 anos (exceto aqueles cujas atividades sejam consideradas essenciais ou estratégicas); e fechamento dos parques públicos por tempo indeterminado.

E mais: as inaugurações oficiais da Prefeitura serão feitas sem a presença de público (só estarão entre os convidados autoridades municipais e a imprensa). ACM Neto também não descartou outras medidas no futuro, como a determinação do fechamento de bares, restaurantes e shoppings. "Como informamos na semana passada, podemos tomar novas iniciativas a qualquer momento para prevenir a proliferação do coronavírus na cidade", reforçou o prefeito. 

No último sábado (14), ACM Neto já havia anunciado outras ações contra o coronavírus, como a proibição, por tempo indeterminado, de qualquer evento ou atividade para mais de 500 pessoas na cidade, que já vale a partir de hoje, e o impedimento de viagens internacionais para servidores da Prefeitura. Além disso, aqueles colaboradores que estejam retornando de viagens internacionais da Europa, China, Irã ou EUA devem fazer o teste para o coronavírus e permanecer tem isolamento residencial por sete dias.

Antecipação de decisões - "Existem muitas dúvidas sobre o coronavírus. Mas uma coisa é consensual: quem conseguiu evitar a proliferação do coronavírus com mais êxito, a exemplo da Coréia do Sul, foram aqueles países que se anteciparam, que adotaram medidas restritivas antes dos outros. Claro que essas medidas que estamos tomando agora mexe no dia a dia das pessoas. Mas entendemos que esse é um momento que exige total atenção e o máximo de precaução. Vamos antecipar as decisões para evitar que o cenário se agrave", explicou ACM Neto. 

O prefeito afirmou que "Salvador não vai esperar que a situação se agrave". "Vamos antecipar ações com sobriedade, serenidade e equilíbrio, sem gerar pânico. Isso vai fazer com que a cidade se prepare melhor e possa evitar essa explosão do número de casos do coronavírus", salientou o prefeito, que reforçou o pedido para que os soteropolitanos evitem viajar (principalmente para fora do país). "Quanto menos as pessoas circularem, principalmente aqueles que fazem parte do grupo de risco, como os idosos, melhor. Por isso, adotamos medidas fundamentais também em relação aos nossos servidores ativos e inativos". 

Responsabilidade - ACM Neto também pediu que todas as autoridades políticas superem as indiferenças e trabalhem de forma conjunta nesse momento. Sem citar nomes, ele criticou políticos que minimizam o risco da doença. "Vamos esperar o que acontece na Itália chegar até aqui para só depois tomar as medidas? Esse comportamento de minimizar o problema é uma atitude irresponsável. Aqui em Salvador vamos antecipar as decisões", finalizou. 

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑