Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 21 de março de 2020

Redobrar os cuidados em casa

Insumos frescos, como frutas e legumes, não propagam o vírus se higienizados propriamente| Foto: Nay Klym/Arquivo Gazeta do Povo

"Redobrar cuidados em casa reduz risco de transmissão do Covid-19 por alimentos; confira as dicas

Por Flávia Schiochet

Há muitas dúvidas sobre a transmissão do novo coronavírus, e uma delas é sobre a contaminação de alimentos. Para essa pergunta, a resposta curta é: não há perigo, basta higienizá-las da maneira correta.

“Não há risco de transmissão por alimentos, a não ser que o alimento tenha sido exposto à secreção respiratória de uma pessoa contaminada. Se você tem dúvida, faça a limpeza do alimento antes de consumi-lo. Até agora, não há relato nenhum de transmissão por alimento”, afirma Jaime Rocha, médico infectologista e professor de infectologia da Pontifícia Universidade Católica o Paraná (PUCPR).

Para alimentos que serão consumidos in natura, como folhas e frutas, a higienização é feita como preconiza a segurança alimentar: lavar em água corrente para retirar sujeiras, parasitas e pequenos insetos e depois deixar de molho em solução clorada por 15 minutos, em média. Só então enxaguar em água corrente.


“Temos de entender que deveríamos estar fazendo isso sempre”, aconselha Lidiane Barbosa, chef de cozinha e consultora de restaurantes. Essa prática evita a proliferação de diversos micro-organismos que podem causar doenças ou intoxicações, não apenas a Covid-19.

“O vírus só se multiplica em hospedeiro vivo e não nos alimentos. Ele permanece vivo por algumas horas, mas morre quando o alimento é cozido ou higienizado propriamente”, esclarece Bruna Zanette, nutricionista especializada em qualidade de alimentos. “O vírus é diferente da bactéria, que se multiplica em outras superfícies”, complementa.

Além de evitar aglomerações e higienizar as mãos constantemente, há pequenas ações no dia a dia que podem diminuir o risco de contágio. Listamos abaixo o que você precisa colocar na sua rotina para evitar a Covid-19 e outros micro-organismos:

Higienize todos os produtos assim que chegar em casa antes de guardá-los na geladeira, fruteira ou despensa. Aplique álcool 70º com pano limpo ou papel toalha em embalagens.
O que for consumido cru, como folhas e frutas consumidas com casca, precisa ser lavado e desinfetado em solução clorada: use 10 ml de hipoclorito de cloro para cada 1 litro de água e mantenha os alimentos imersos de 10 a 30 minutos. Enxágue em água corrente e seque bem com papel-toalha ou pano de prato limpo. Guarde em geladeira em saco plástico fechado ou em um recipiente com tampa.

Resista à tentação de provar um pedaço de fruta na feira: a polpa exposta pode se contaminar pela manipulação constante e pelas pessoas falando próximo

Não compre legumes e frutas já porcionados para comer cru, pois foram manipulados e não é possível desinfetá-los em solução clorada.

Evite comprar alimentos a granel que sejam consumidos crus. Se comprar castanhas, por exemplo, torre no forno ou inclua em uma receita que passe por cocção, como um bolo.

Prefira consumir proteína animal cozida, pois o calor elimina os micro-organismos.

Caso tenha legumes ou raízes excedentes, pré-prepare em forno ou leve cocção, sem finalizar o cozimento. Porcione e congele por até 3 meses.

Não use talheres ou copos compartilhados sem higienizar corretamente: lave com água quente e sabão e borrife álcool ao final.


O responsável pelas refeições da casa deve ser, preferencialmente, alguém que esteja assintomático. Mesmo assim, evite falar, cantar ou conversar enquanto prepara a comida.

Se você está com sintomas de Covid-19 ou está em um dos grupos de risco, prefira fazer compra on-line com entrega domiciliar ou peça para alguém ajudar durante esse período.

Lave as garrafas de água de uso individual, deixando de molho em solução clorada  por dez minutos, todos os dias, após o uso.

Geladeira e micro-ondas também precisam ser limpos uma vez por semana para evitar propagação de micro-organismos. Lave com água e detergente, enxágue, e finalize passando álcool 70º

Mantenha a superfície de trabalho na cozinha limpa com água, sabão e em seguida desinfetada com álcool 70º ou água fervente. O mesmo vale para panos de prato, maçaneta, torneiras e outros espaços constantemente tocados na casa"

Fonte Gazeta do Povo

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑