Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 3 de abril de 2020

Comitê COVID-19 da Bahiana oficializa nova medida acadêmica

Antecipação de colação de grau de Medicina está entre ações que visam reduzir impactos no funcionamento acadêmico.

No dia 12 de março, foi declarada pela OMS a situação de pandemia, convocando todos para o estado de alerta. A Bahiana, como é de sua natureza, antecipou-se nas medidas de prevenção e controle de possíveis contágios da infecção causada pelo COVID-19: criou o Comitê COVID19 institucional para apoiar a Reitoria nas decisões que o protocolo dessa pandemia exigia. Naquele momento, todas as ações foram pautadas em duas diretrizes: 1) manter um ambiente seguro para alunos, professores, colaboradores e pacientes; 2) contribuir com a redução do impacto da pandemia por meio de ações solidárias, a fim de diminuir os danos causados pelo coronavírus em Salvador e na Bahia.

Desde então, toda a instituição vem trabalhando incansavelmente para evitar os prejuízos decorrentes da paralização das atividades acadêmicas, a exemplo da antecipação das férias do alunado dos cursos de graduação, excetuando os discentes do 12º semestre do curso de Medicina. Nesse sentido, ao analisar a situação dessa turma de graduandos, notou-se que os acadêmicos já haviam ultrapassado a carga horária mínima de internato exigida pelo MEC. Portanto, considerando o cenário atual e atendendo à demanda da turma, o Núcleo Docente Estruturante (NDE) e a Reitoria decidiram considerar integralizada a carga horária do curso, podendo, assim, antecipar a colação de grau desses formandos.

Outra medida acadêmica de suporte aos graduandos foi a criação de um curso de extensão intitulado “Noções Finais de Racionalidade Médica: aproveitando o contexto da COVID-19”, no qual corpo docente tem trabalhado intensamente para oferecer uma visão crítica e uma abordagem prática do panorama atual. Além disso, a instituição também estabeleceu uma parceria com a editora SANAR, que está disponibilizando conteúdos de educação médica.

A Bahiana entende o "nó" na história que todos vêm atravessando e se solidariza com seus alunos, professores, colaboradores e parceiros.

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑