Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 1 de abril de 2020

Estudantes de Catu criam grupos virtuais de estudo

Em meio à pandemia do Coronavírus e, consequentemente, com a suspensão das aulas nas redes de ensino, os estudantes estão sendo estimulados por professores e gestores escolares a gravarem vídeos incentivando à leitura e ao uso do livro didático, bem como grupos virtuais de estudos estão sendo criados para que eles possam aproveitar o período do isolamento social da forma mais produtiva possível. É o caso dos alunos do Colégio Estadual Maria Isabel de Melo Góes e do Centro educacional de Educação Profissional (CEEP) Pedro Ribeiro Pessoa, no município de Catu.

O diretor do colégio, Delmaci Ribeiro, conta que os estudantes da unidade criaram grupos no WhatsApp e, a partir daí, uma série de atividades surgiram. “Estamos socializando sugestões de leituras e alguns livros em PDF, O objetivo desta ação é manter o foco nos estudos, usar o tempo para estudar e evitar problemas emocionais que podem surgir ou se agravar a partir deste longo período de afastamento social. Os alunos estão bem envolvidos com as atividades virtuais, mas também preocupados com a ausência momentânea das aulas presenciais”.

Como fizeram outros colegas, a estudante Bruna Bispo dos Santos, 19, 3º ano do Ensino Médio, gravou um vídeo e publicou nas redes sociais (Facebook e Instagram) para estimular os colegas a adotarem um livro. Ela, que é apelidada de Sol, diz: “A Matemática, a Química, a Filosofia, a Sociologia, a Geografia, a Educação Física estão mais que presentes no que está acontecendo. É parafraseando o grande cineasta Glauber Rocha, ‘um livro na mão e várias ideias na mente’, que venho aqui pedir que vocês fiquem em casa e estudem. Vamos aproveitar e escolher um livro que a gente goste para ler. Eu trouxe o meu: ‘Sociologia: tempos modernos’. É uma disciplina de que sou apaixonada e que está presente nessa doença devastadora. Não é à toa que estamos recorrendo ao isolamento social, por responsabilidade social. Então, aproveite o seu tempo agora e leia, pegue o livro didático de sua preferência e estude”.

Aluna do 4º ano do curso técnico em Meio Ambiente do CEEP Pedro Ribeiro, Mariana Santos Santana, 19, também falou sobre a importância de os alunos atravessarem a quarentena com a mente ocupada. “A leitura é uma viagem sem sairmos do lugar e, literalmente, neste momento precisamos viajar no mundo da leitura, buscar ler, buscar estudar um pouco mais, buscar conhecimentos, ir além, buscar cursos on-line, buscar notícias chamativas, criar algo a partir de um tema que chame a nossa atenção. Enfim, para mim, a leitura é tudo e um pouco mais”, incentiva a aluna, que está entre os autores de projetos estudantis que concorrem à final da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia Criatividade e Inovação (FEBRACE), que está  acontecendo virtualmente, até 4 de abril.

A ex-aluna do Colégio Estadual Aldemiro Vilas Boas, no município de São Miguel das Matas, Vitória Oliveira,18, agora estudante de Direiro, também deu o seu recado sobre a importância de manter os estudos virtualmente. “Acho de grande valor, porque é necessário manter a mente ativa. Além de ser um ótimo momento para focar em projetos que proporcionem bem-estar, adquirir mais conhecimentos e cuidar da saúde mental”. 

Suspensão das aulas - O governador Rui Costa anunciou a suspensão de aulas, no dia 19 de março, nas escolas estaduais e da rede privada, em todos os municípios da Bahia. As determinações têm por objetivo evitar a disseminação do vírus que causa a doença  Covid-19. Após a suspensão, as aulas da rede estadual serão repostas, garantido os 200 dias do ano letivo.

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑