Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 14 de abril de 2020

Governo mapeia delivery de micro e pequenas empresas em toda Bahia

Pensar ações para estimular os pequenos negócios que estão em funcionamento tem sido um trabalho constante da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), através do Fórum Regional Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (FPMPE). Uma das medidas é o mapeamento dos comércios e serviços da capital e interior que estão realizando delivery. A lista dos pequenos negócios do estado pode ser encontrada na plataforma digital: www.fiquenolar.ifce.edu.br, desenvolvida por pesquisadores do Instituto Federal do Ceará (IFCE) e disponibilizada para a Bahia, graças a uma parceria com a SDE e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). É possível cadastrar também estabelecimentos que oferecem serviço com retirada de produtos.

“Todas as ações têm como objetivo mitigar os prejuízos causados aos microempresários e empreendedores neste momento delicado que estamos vivendo. Então faço dois pedidos: se puder fique em casa e se também for possível peça em casa, mantenha o isolamento social e apoie pequenos comerciantes e trabalhadores”, pede o vice-governador João Leão, secretário de Desenvolvimento Econômico e presidente do Fórum.

A secretária da Secti, Adélia Pinheiro, acredita que a iniciativa vai ajudar os baianos neste momento em que o isolamento social é a melhor forma de combater a transmissão do coronavírus. "É uma plataforma simples e amigável, que ajudará toda população nesse período de acesso reduzido a produtos e serviços. A plataforma tem foco nos pequenos negócios para que esses tenham maior visibilidade e, assim, consigam entregar seus produtos e ou serviços", diz.

Plataforma

De acordo com a professora e pesquisadora Carina Oliveira, a plataforma on-line foi desenvolvida para ajudar em uma demanda local. “Com a questão do isolamento, os pequenos empreendimentos nas cidades não estavam preparados para situação. Em poucos dias, alcançamos uma grande visibilidade e começamos a receber contatos da Bahia, São Paulo, Pará e resolvemos disponibilizar o serviço para todo Brasil. Somos todos voluntários, alunos e professores, e ficamos felizes em contribuir com a população”, afirma.

A SDE já fez o cadastro de alguns estabelecimentos no aplicativo. A relação foi construída com a ajuda de parceiros da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado da Bahia (FCDL-BA), Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDLs), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia (Fecomércio), Associação de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Amicro) e através de formulários disponibilizado aos membros do Fórum das MPEs.

Empreendedores que adotaram o serviço de delivery durante a pandemia e não constam na lista, podem entrar no aplicativo e fazer o cadastro, que solicita informações que facilitam a busca do usuário por categoria.

Fonte: Ascom/SDE

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑