Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 22 de maio de 2020

Covid-19 | Cairu é o segundo município baiano com maior taxa de isolamento social

Segundo a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), 59,7% da população do município está em casa - Foto: Elton Andrade


A maioria da população do município de Cairu está em casa. É isso que indicam os dados divulgados na última quarta-feira (20) pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI). Segundo o índice elaborado pela empresa InLoco, provedora oficial dos dados para o estado, dos 417 municípios baianos, Cairu é o segundo com maior taxa de isolamento social, com 59,7% da população seguindo as orientações do Ministério da Saúde.

Segundo a Secretária de Saúde do destino turístico, que recebe milhares de pessoas de diferentes lugares do mundo durante o ano todo, isso é um resultado de um esforço conjunto do município e da população. “Os registros de casos no município estão bastante inferiores em relação a regiões próximas à Cairu. O Comitê Municipal de Prevenção e Controle da Covid-19 começou a agir no início de março e o apoio da população para respeitar as medidas de isolamento é fundamental”, reforçou a Secretária de Saúde, Italuana Guimarães.

Entre as medidas adotadas pela Prefeitura de Cairu, renovadas até o final de maio,  estão a interdição de praias, quadras, campos, piscinas de hotéis e clubes; suspensão de eventos culturais, esportivos e religiosos, bem como de passeios turísticos; interrupção de aulas na rede pública e privada e no funcionamento de academias de ginástica; desautorização de obras particulares com mais de 10 funcionários; impedimento de novos check-ins em locais de hospedagem assim como aluguel de casas de temporada.

O comércio também está suspenso, com exceção de estabelecimentos que comercializam mantimentos, medicamentos e serviços essenciais. O transporte público e privado para saída e chegada às ilhas também se mantêm restritos. A Secretaria Municipal de Saúde está realizando o monitoramento de casos confirmados e suspeitos, que estão orientados a permanecerem em isolamento e realizarem todas as medidas de segurança sanitária recomendadas pelo Ministério da Saúde. 

O órgão criou o canal Zap Covid Cairu. Através do aplicativo do Whatsapp, pelo número (75) 999785857, a população pode entrar em contato com profissionais de saúde e tirar dúvidas sobre a doença sem sair de casa. Os profissionais estão de plantão na plataforma entre 8h e 17h, de segunda à sexta-feira, para oferecer esclarecimentos através de mensagens. Nas unidades de saúde do município, o atendimento presencial continua funcionando normalmente.

Segundo a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), Cairu está entre os 16 municípios que registraram índices de isolamento social acima do 50%, o mínimo recomendado por autoridades sanitárias. Outros municípios que registraram índices acima de 50% foram Jaguaripe, com 59,9%, Ouriçangas, com 53,3%, e os municípios de Jandaíra, Cansanção, Itanagra, Conde, Maraú, Cachoeira, Apuarema, Nilo Peçanha, Novo Triunfo, Itaparica, Salinas da Margarida, Caraíbas e Maragogipe. Mais informações podem ser encontradas na plataforma online InfoVis Bahia, que contém  dados de monitoramento da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19).

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑