Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 19 de maio de 2020

Especialista dá dicas para controlar as finanças em tempos de pandemia


Reduzir o consumo de bens supérfluos e evitar compras por impulso são algumas delas



Mais de 6 milhões de pessoas tiveram jornada de trabalho reduzida ou suspensa no Brasil em meio à pandemia do novo coronavírus, após criação pelo governo federal do Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda.

Os dados são do Ministério da Economia e acendem um alerta: com impacto sobre os empregos e a renda da população, mais do que nunca é preciso ter cautela com os gastos. O professor do curso de Economia da UNIFACS, Moisés Conde, chama atenção para a importância da educação financeira em tempos como o que estamos vivendo de pandemia.



Confira as dicas do especialista para evitar prejuízos para o bolso nesse período. 


1. Tornar as decisões financeiras da família o resultado de um acordo coletivo - “Em momentos como esse, é preciso que a decisão dos gastos na família seja conversada e acordada entre todos os membros para evitar desgastes desnecessários”, ensina o professor.

2. Reduzir o consumo de bens supérfluos - “É importante que o consumo dos bens essenciais seja preservado, como: aluguel, alimentação ou energia elétrica”, observa.
Além disso, se possível, o especialista recomenda a criação de uma poupança de emergência.

3. Evitar as compras por compulsão – “Com a infinidade de ofertas pela internet, é muito fácil comprarmos produtos desnecessários nas lojas online”, lembra Moisés. É preciso manter o controle e não cair na armadilha dessas compras por impulso.

4. Não fazer grandes estoques de determinados produtos – Por exemplo, nada de comprar além da conta itens como álcool em gel, papel higiênico ou alimentos não perecíveis. “Não corremos risco de desabastecimento, e os supermercados estão entre os estabelecimentos considerados essenciais, portanto, permanecerão abertos durante a pandemia”, observa o especialista.

5. Aproveite o tempo em casa para praticar atividades que não necessite de gastos extras – O professor sugere ler os livros que já possui e que ainda não teve tempo para ler ou cozinhar sua própria refeição. “Isso pode ser uma atividade prazerosa como também evita o gasto com restaurantes delivery”, pontua.

Assessoria gratuita - Para ajudar aqueles que têm dificuldades na hora de organizar suas finanças pessoais ou ressignificar sua relação com o dinheiro, o projeto Solux Reprograma oferece acompanhamento gratuito, tirando dúvidas ou sugerindo caminhos para manter o orçamento pessoal sob controle.

Realizado em parceria com dois programas de extensão da UNIFACS, o NUPEAC- Núcleo de Práticas em Economia, Administração e Contabilidade e o NERI - Núcleo de Práticas em Economia e Relações Internacionais, o projeto envolve professores e estudantes da universidade.

Os interessados em contar com essa assessoria podem solicitar o serviço por meio do instagram @solux.edfinanceira ou do email solux.educacao@gmail.com Os atendimentos são realizados também em inglês e espanhol.

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑