Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 4 de maio de 2020

Higienizar as mãos tem até dia de comemoração

Dia Mundial de Higienização das Mãos é comemorado em cinco de maio



O ato de lavar ou higienizar as mãos é bem simples, mas de grande eficácia na prevenção e no controle da disseminação de infecções, inclusive em tempo de pandemia do novo coronavírus. É tão importante que tem até um dia de comemoração, 5 de maio, Dia Mundial de Higienização das Mãos. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a lavagem correta das mãos reduz em até 40% o risco de contrair doenças como gripe, diarreia, infecção estomacal, conjuntivite e dor de garganta. 

A médica do Plano Boa Saúde, Sandra Cavalcanti, afirma que esse hábito é um aliado na prevenção à Covid-19, além do isolamento social e do uso de máscara, e ensina como higienizar corretamente as mãos. “É necessário lavar com água e sabão por até 30 segundos, ensaboando bem ou aplicando uma quantidade suficiente de sabonete líquido para encobrir todas as superfícies até os pulsos”, orienta. 

Com as mãos ensaboadas, “esfregue as palmas entre si, contra o dorso da mão esquerda entrelaçando os dedos e vice-versa. Entrelace os dedos e os friccione. Esfregue o dorso dos dedos de uma mão com a palma da mão oposta, segurando os dedos, com movimento de vai-e-vem e vice-versa”, explica Sandra. “Esfregue o polegar esquerdo, com o auxílio da palma da mão direita, em movimento circular. Faça com o outro polegar e limpe as unhas da mão direita contra a palma da mão esquerda, também em movimento circulares, e repetir com as unhas da mão esquerda”. 

Depois de cerca de 30 segundo ensaboando, enxaguar bem as mãos com água e secar com papel toalha descartável. A médica alerta que, no caso de torneiras com contato manual para fechamento, sempre utilizar o auxílio do papel toalha. “Esses mesmos movimentos para higienizar as mãos devem ser feitos ao usar o álcool em gel à 70%”, informa Sandra, acrescentando que, quando estiverem secas, as mãos estarão bem higienizadas e seguras contra qualquer ameaça. 

Vale lembrar que se deve lavar as mãos sempre e, principalmente, nessas ocasiões: antes e após o uso de luva; antes de manusear alimentos; antes de comer e beber; antes e depois de ir ao banheiro; após o contato com secreções e matérias orgânicas ou superfícies e artigos contaminados; quando coçar ou assoar nariz, manusear dinheiro e até depois de pentear os cabelos.

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑