Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 26 de junho de 2020

Osba lança campanha virtual para uso correto de máscara

A Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba) lança nesta quinta-feira (25), às 15h, nas redes sociais e no YouTube, a campanha Máscara para Todos, que ressalta a importância do uso correto das máscaras faciais como forma de evitar o contágio da Covid-19, ao estar na presença de outras pessoas, e reforça a necessidade ainda em vigor de permanecer em casa. O isolamento social já ultrapassa os 90 dias em Salvador e apesar da reabertura parcial de alguns serviços, as autoridades municipais e estaduais recomendam que quem estiver realizando suas atividades profissionais e escolares em sua residência que siga o isolamento. O vídeo da campanha realizada pela Osba sinaliza a importância de serem mantidas as medidas preventivas:  o uso imprescindível da máscara facial ao sair de casa, demonstrando seu manuseio e uso corretos, e a importância do distanciamento social.  Além disso, divulga ação do Centro Técnico do Teatro Castro Alves de confecção de máscaras de tecido para proteção individual, que estão sendo distribuídas para instituições de Salvador.

Desde março, a Sinfônica da Bahia tem realizado uma programação especial nas redes sociais com o  #OSBAflix – Especial Quarentena, projeto elaborado para pensar as atividades da orquestra em maio à pandemia. Até o momento já foram realizadas 12 Lives didáticas, 12 Lives Concerto, três Lives bate-papos com músicos, produtores e pesquisadores no Osba Talks, três Lives de escuta guiada de música de concerto no Viagens Sinfônicas,  três vídeos musicais com músicos convidados no OSBAMIX e projetos especiais como o CineConcerto em Casa e o São João Sinfônico – Especial Quarentena. Ainda, a Osba criou uma série de  playlists na plataforma Spotify denominada de Quarentena Sinfônica elaboradas pelos músicos e equipe administrativa, criando um espaço de perguntas onde o público pode interagir e tirar suas dúvidas e lançou em maio o projeto Ouvir Estrelas, que trata da vida e da obra dos grandes compositores mundiais a partir do seu mapa astrológico que vem junto com indicações musicais e playlist do compositor apresentado. 

Além da importância de seguir com as atividades de forma virtual, levando música e fomentando debates acerca das orquestras e da música de concerto no momento em que vivemos, a Campanha Máscara para Todos reforça o papel social da Osba como corpo artístico público. “Se ainda não estava antes, agora na pandemia ficou claro para a sociedade que a arte, por si só, exerce um papel social fundamental para a promoção do bem-estar e a afirmação do espírito humano.  E esse é o compromisso principal de um corpo artístico profissional, o que não é pouco. Contudo, a Osba sempre quer ir além com o  propósito de estar no mais estreito diálogo com a sociedade. Por isso, a gente quis somar esforços aos órgãos de saúde pública neste momento, incentivando a população no combate à propagação do vírus“, afirma a Diretora Executiva da Osba, Fabiana Pimentel. 

Ainda, como forma de compreender a situação atual das orquestras, teatros  e outros corpos artísticos no Brasil e a fim de  buscar soluções que possibilitem a retomada de suas atividades artísticas de forma segura e adequada, a lideranças do Teatro Castro Alves e da Sinfônica da Bahia têm participado do Fórum Brasileiro de Ópera, Balé e Música de Concerto, espaço político-social constituído durante a pandemia que busca unir esforços entre o poder público, a iniciativa privada e a sociedade civil, reconhecendo que a arte ocupa posição estratégica para o desenvolvimento econômico e cultural do país. “É um momento de grande desafio para o segmento cultural, tendo em vista sua histórica fragilidade e os desafios que a pandemia impõe ao desenvolvimento de suas atividades. A resposta das orquestras brasileiras não poderia ser mais bela e adequada aos novos tempos: cooperar na busca de soluções que  fortaleçam cada um e também o todo”, comenta Fabiana Pimentel.

Fonte: Ascom/ Osba

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑