Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 8 de junho de 2020

Prefeitura realiza mais de 22 mil testes rápidos em bairros com restrição regionalizada em Salvador

Quase 3.800 pessoas tiveram diagnóstico positivo durante ações nessas localidades

22.369 testes rápidos realizados e 3.768 pessoas com diagnóstico positivo para a Covid-19. Esse é o balanço da ação de testagem rápida deflagrada pela Prefeitura de Salvador em bairros alvo da restrição de proteção à vida. Iniciada em 11 de maio, até o momento, a estratégia foi realizada em 19 localidades da capital.

Somente em São Marcos, comunidade inclusa na restrição regionalizada nesse final de semana, foram efetuados 296 testes com a identificação de 95 casos positivos, ou seja, 32% dos indivíduos examinados apresentaram resultado reagente para o vírus.

De acordo com o secretário municipal da Saúde, Leo Prates, a estratégia é de suma importância para o monitoramento da circulação viral nessas regiões. “Salvador é uma das cidades que mais realizam a testagem no país. A implantação desta iniciativa auxilia de forma mais precisa o poder público no monitoramento da circulação do novo coronavírus. Além disso, a identificação dos pacientes positivos da Covid-19 ajuda na quebra da cadeia de transmissão, uma vez que o infectado é encaminhado de imediato para o isolamento domiciliar”, avalia o gestor.

Os testes rápidos nas áreas com restrição regionalizada acontecem durante todos dias em que o decreto permanece vigentes em cada bairro. Em média, são realizados 150 exames por dia em cada localidade. Para realizar o teste, o interessado passa por uma triagem que é feita pelos profissionais de saúde. Somente os indivíduos com sintomas gripais são submetidos à coleta de amostras para análise laboratorial. O resultado do exame sai em até 30 minutos e é encaminhado via mensagem de texto de celular.

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑