Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 16 de junho de 2020

Selic baixa acabou com a renda fixa?

Em momentos como esse, é notório que, por mais que a Selic tenha sofrido mais um corte, a renda fixa ainda tem o seu papel e é um papel muito importante”



O Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central reduziu novamente a taxa básica de juros, a Selic, saindo de 3,75% para 3%. Muitas pessoas deixaram o dinheiro, principalmente a reserva de emergência ou de oportunidade, no já conhecido 100% do CDI e ficaram preocupados se ainda vai valer a pena esse tipo de ativo. Porém, antes de explicar sobre isso, é importante ressaltar a importância da renda fixa e não “perda”’ fixa como muitos estão chamando. Além disso, nessa crise causada pelo novo coronavírus (covid-19) já deu para perceber a sua importância. Como a Selic sofreu cortes atrás de cortes começou este hábito de chamar a renda fixa de “perda” fixa e alocando todo o dinheiro em renda variável. Muitos chegaram a colocar tudo na bolsa de valores, ou seja, em ações. Investir na bolsa de valores no bull market foi fácil. Muitos que entraram em 2019, quando a bolsa atingiu os 100 mil pontos, viram a valorização das ações e decidiram “apostar” tudo.

Porém, o que ninguém esperava era que o vírus fosse gerar um caos e a bolsa despencaria, acionando o circuit breaker 6 vezes seguidas só no mês de março. O covid-19 trouxe não só o caos do vírus e a bolsa despencando, mas também a quarentena, com comércio, empresas e indústrias fechadas. Ou seja, o país diminuiu muito o seu ritmo, fazendo com que PIB caísse 10%. E, Fabrizio Gueratto, Financista do Canal 1Bilhão Educação Financeira, comenta que a renda fixa é essencial, mesmo com juros negativos. “Seja para quem perdeu o emprego ou para quem teve sua renda diminuída, a renda fixa sempre terá a sua importância, assim como ela tem até mesmo em países com juros negativos. O ano de 2020 será marcado pelo fato de ser possível ver que, sim, o CBD, a LCI, a LCA, os Fundos DI têm a sua importância dentro da carteira de investimentos e sempre será assim. Já o investidor que tinha planejamento e organização financeira não sentiu tanto os impactos, pois além da reserva de emergência, para eventuais necessidades imediatas, ele ainda pode fazer um rebalanceamento em sua carteira, ou seja, migrando parte do dinheiro da renda fixa para a variável”, explica.

Gueratto explica a importância do planejamento financeiro. “Momentos como esse, é notório que por mais que a Selic tenha sofrido mais um corte, a renda fixa ainda tem o seu papel e é um papel muito importante. É necessário ter um dinheiro rendendo, mesmo que pouco, e não correndo risco. Visando que na reserva de emergência no do CDI, é o tipo de investimento que jamais foi feito para render, mas sim, para proteger o seu dinheiro contra a inflação e poder ser uma ferramenta que resolve a sua vida financeira em um momento de caos, como o coronavírus. É a máscara de segurança da sua carteira”, finaliza.



Sobre 1Bilhão Educação Financeira

O Canal 1Bilhão Educação Financeira leva educação financeira em uma linguagem simples, resumida e disruptiva, para que o investidor aprenda a acumular riquezas, preservar o poder de compra e aumentar a sua rentabilidade com investimentos com alta expectativa de retorno. Fundado pelo jornalista, escritor e palestrante Fabrizio Gueratto, eleito em 2018 com um dos mil paulistanos mais influentes e que atua a mais de 12 anos no mercado informações financeiras. O canal tem como o slogan “investimento não é cassino” e foca em desconstruir na cabeça do brasileiro a ideia de que é preciso acertar sempre o investimento da moda. O planejamento patrimonial de qualquer pessoa, independente da sua classe social deve começar ainda na infância e continuar até o final da vida. Além disso, o conteúdo também revela as pegadinhas que existem dentro do mercado financeiro e como desviar delas.

Fonte Gueratto Press

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑