Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 17 de julho de 2020

Circuito de Exposições da CCR Metrô Bahia lança três mostras nesta sexta-feira (17)


Jardins da Arara de Lear, Recortes Transversais e Poesia sobre Trilhos são os destaques desta temporada



Jardins Arara de Lear.jpg  Recortes Transversais.jpg  Poesia sobre Trilhos com Lorena Ribeiro.JPG


Dando continuidade à programação cultural do Vem pra Cá, programa de eventos que proporciona mais leveza no dia a dia, nas estações de metrô da cidade, a CCR Metrô Bahia lança nesta sexta-feira (17), o Circuito de Exposições com três mostras plurais. Até o dia 3 de agosto, os clientes do metrô poderão conferir os registros fotográficos das Araras de Lear, a arte de colagens da Bahia e poesias e contos sobre o empoderamento da mulher negra. A exposição Jardins da Arara de Lear é um recorte do livro homônimo do fotógrafo João Marcos Rosa e do escritor Gustavo Nolasco. A obra conta a saga da arara e sua incrível resistência, semelhante ao sertanejo que vive nessa histórica região da Bahia. As belas imagens feitas no sertão baiano, na região conhecida como Raso da Catarina, onde é encontrada uma das mais belas e ameaçadas espécie da fauna brasileira: a arara-azul-de-lear, estarão reunidas na Estação Acesso Norte de Metrô. A mostra é uma pequena representação para marcar o Dia de Proteção às Florestas, lembrado neste dia 17, e conscientizar a população para a importância de preservar os ecossistemas. A conservação dos biomas, inclusive, é a missão do Projeto Jardins da Arara de Lear.

            As estações Lapa e Rodoviária de Metrô vão receber a exposição inédita Recortes Transversais, da Liga Baiana de Colagem. A mostra traz doze obras diversas e com tema livre que representam a colagem produzida no estado. Na ocasião, são apresentados os trabalhos de artistas como Carla Natane, Dalís Santos, Juliana Pina, Raissa Ribeiro, Sara Lima, Flora Tavares, Arthur Lombriga, Caíque Nonato, Gabriel Mustache, Hiato Zeferino, Marcelo Wasen e Giovane Alcântara. Criada em abril deste ano pela artista Juliana Pina, a liga é um acervo virtual de colagem baiana para fortalecer a rede criativa dessa linguagem artística, catalogar e difundir o trabalho de colagem realizado no estado.

            E para celebrar o Dia do Escritor e da Mulher Negra, lembrados no dia 25 deste mês, a CCR Metrô Bahia vai lançar a segunda edição do Poesia sobre Trilhos com a escritora baiana Lorena Ribeiro. A ação é uma intervenção urbana que tem o objetivo de valorizar a literatura através das palavras de talentos baianos e levar mensagens inspiradoras para as estações de metrô, dando visibilidade aos escritores locais iniciantes e consagrados. O projeto vai aportar na Estação Pirajá de Metrô com as poesias e contos sobre identificação, reconhecimento e empoderamento da mulher negra, de Lorena Ribeiro. A autora é conhecida por atuar em seus projetos pessoais Passos entre Linhas e Entre Escritas que tem como foco a divulgação de autores brasileiros, principalmente autoras negras, e o estímulo à escrita criativa.

O conteúdo de todas as exposições na íntegra está disponível nas Exposições Virtuais, no site da CCR Metrô Bahia (www.ccrmetrobahia.com.br
Inicial | CCR Metrô Bahia
Rua Afeganistão, s/nº Calabetão, Salvador – BA / CEP: 41227-002. 71 3205-1100. ©Copyright 2017 - CCR Metro Bahia. Todos os direitos reservados.
www.ccrmetrobahia.com.br
), e todos aqueles que não estão utilizando o metrô neste momento podem conferir o acervo de fotos direto do computador ou smartphone com internet. Além de inovação, a ação busca descontrair e dar leveza ao dia a dia dos clientes do metrô e valorizar ações culturais, oferecendo espaço para os artistas mostrarem a sua arte. A exposição tem visitação gratuita e integra o programa Vem pra Cá que promove eventos e ações que reforçam a pluralidade cultural, diversidade e inclusão durante todo o ano nas estações de metrô da cidade.







SERVIÇO:

Quando: De 17 de julho a 03 de agosto de 2020



O quê: Jardins da Arara de Lear

Onde: Estação Acesso Norte de Metrô



O quê: Recortes Transversais

Onde: Estação Lapa e Rodoviária de Metrô



O quê: Poesia sobre Trilhos com Lorena Ribeiro

Onde: Estação Pirajá de Metrô



A visitação é gratuita e todos os registros integram as Exposições Virtuais, no site da CCR Metrô Bahia



0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑