Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 21 de julho de 2020

Combate à Asma: Evite crises durante o inverno


Além do tratamento médico, medidas simples podem fazer a diferença na vida do asmático

 A asma é uma doença pulmonar inflamatória crônica –  sem cura – que causa episódios recorrentes de falta de ar, tosse crônica, chiado e aperto no peito, as crises são classificadas entre leves, moderadas e graves. Segundo o Ministério da Saúde, mais de 20 milhões de brasileiros sofrem com asma, entre crianças e adultos, e a doença é considerada um problema mundial de saúde. 

Diversos fatores podem desencadear ou agravar a asma, o mais comum é a hipersensibilidade a poeira e ácaros, pelos de animais, restos de insetos, mofos e pólens, além desses, a variação climática, alteração emocional, medicamentos e exercícios também fazem parte do grupo. 

“É fundamental identificar a asma o quanto antes, mesmo em casos leves, pois a cada crise da doença, o pulmão é afetado e fica mais frágil, demorando ainda mais tempo para se recuperar e voltar ao seu estado normal”, alerta a Dra. Tatiana Abdo CRM-SP 101.585, otorrinolaringologista. Para a especialista, uma das chaves para o controle da asma é a educação do paciente e seus familiares. “Os parentes precisam reconhecer a doença, tornando-se, assim parceiros efetivos durante o tratamento recomendado pelo médico”, explica. 

Estima-se que 80% dos asmáticos também possuem rinite alérgica. Os seus sintomas mais comuns são tosse seca, sensação de secreção na garganta, espirros e peso na face, apesar de baixa gravidade, a rinite alérgica pode impactar negativamente a qualidade de vida, por isso, deve ser tratada com medicamentos e em conjunto com a asma. Os principais fatores que causam ou agravam as duas doenças são agentes externos (como poeira e ácaros) presentes nas vias respiratórias, por isso é importante realizar a higienização nasal diariamente, garantindo a limpeza das vias aéreas.

Além do tratamento médico, algumas medidas simples podem ser tomadas para amenizar as crises de asma e também evitar a rinite alérgica, confira abaixo:

1.       A limpeza da casa deve ser realizada com aspirador e pano úmido. Não utilize utensílios domésticos como a vassoura que espalham pó pelo ar;



2.       Evite perfumes ou produtos de limpeza com cheiro forte, podem desencadear as crises de asma;



3.       Encape colchões e travesseiros com plástico ou tecido específico, impermeável aos ácaros;



4.       Evitar o cigarro e outros irritantes das vias aéreas;



5.       Animais domésticos devem ser mantidos fora de casa;



6.       Evite o uso de produtos químicos, como removedores, lustra móveis, inseticidas, sprays em geral;



7.       Realizar higienização nasal com soluções salinas, evita que agentes externos entrem em contato com as vias respiratórias superiores, prevenindo assim crises de rinite e consequentemente um melhor controle da asma.



8.       Objetos que facilitam o acúmulo de pó como brinquedos, bichos de pelúcia, livros e revistas, almofadas e tapetes devem ser evitados;



9.       Mantenha sempre sua casa bem arejada.



“Além de evitar os fatores desencadeantes é imprescindível manter o tratamento da asma em dia. Com o tratamento é possível controlar os atuais sintomas e, ao mesmo tempo, prevenir riscos futuros. Temos à disposição um grande arsenal de medicamentos muito eficazes e comprovadamente seguros para tratar a asma, apesar de não conhecermos uma cura, o asmático bem controlado não só pode, como deve ter uma vida completamente normal.” Sinaliza a Dra. Tatiana CRM-SP 101.585.



Sobre Rinosoro



Rinosoro SIC 3%. cloreto de sódio. Indicações: descongestionante nasal, indicado para congestão nasal, obstrução nasal e nariz entupido. MS 1.7817.0081.

Rinosoro SIC / Rinosoro SIC Infantil / Rinosoro Jet/ Rinosoro XT Jet /Rinosoro Jet Infantil. cloreto de sódio. Rinosoro Gotas/ Rinosoro XT. cloreto de sódio e cloreto de benzalcônio. Indicações: fluidificante e descongestionante nasal. MEDICAMENTO DE NOTIFICAÇÃO SIMPLIFICADA RDC ANVISA Nº 199/2006 AFE nº 1.07817-7. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Julho/2020



Referências consultadas:



Ministério da Saúde. Biblioteca Virtual em Saúde. 21/6 – Dia Nacional de Controle da Asma. 22 Julho, 2019. Disponível em: <https://bvsms.saude.gov.br/ultimas-noticias/2983-21-6-dia-nacional-de-controle-da-asma>. Acesso em: junho, 2020.



Associação Brasileira de Asmáticos. Perguntas frequentes. Disponível em: <http://www.abrasaopaulo.org/perguntas.asp>. Acesso em: junho, 2020.



Kim MK, et al. A Randomized Multicenter, Double-blind, Phase III Study to Evaluate the Efficacy on Allergic Rhinitis and Safety of a Combination Therapy of Montelukast and Levocetirizine in Patients with Asthma and Allergic Rhinitis. Clin Ther.2018 Jul;40(7):1096-1107



Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia.  Espaço Saúde Respiratória – Asma. Disponível em : <https://sbpt.org.br/portal/espaco-saude-respiratoria-asma/>. Acesso em> junho,2020.


0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑