Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 1 de julho de 2020

Desigualdade Digital na Educação em Salvador é discutida em Audiência Pública

Em 2011, a Organização das Nações Unidas – ONU afirmou que o acesso à internet é um direito humano.             Entretanto, parcela considerável da população mundial sequer sabe o que é internet ou possui equipamento e habilidades para lidar com esse advento.

O isolamento social motivado como recomendação para evitar o contágio pelo novo coronavírus demonstrou as possibilidades do uso das tecnologias, mas evidenciou a desigualdade e a exclusão digital que acomete a população, sobretudo aos grupos vulneráveis e periféricos.

As dificuldades vão desde a falta de equipamento, passando pelo letramento digital até a precariedade dos serviços para o acesso à rede mundial de computadores. A educação é diretamente afetada, estudantes e professores/ as precisam lidar com as obrigações do calendário escolar ao mesmo tempo que precisam criar alternativas para driblar os obstáculos de uso e acesso, e ainda desenvolver uma nova forma de aprender e ensinar, em realidades nas quais, muitas vezes sequer possuem itens de necessidades básicas como água e comida na mesa.

Para abordar esta problemática e discutir a ampliação de projetos, a elaboração de planos de acesso igualitários e participação equilibrada de todas as camadas da sociedade, no que diz respeito ao acesso a este direito básico, o vereador Silvio Humberto (PSB) solicitou à Comissão de Educação da Câmara Municipal de Salvador (CMS) - pasta na qual é membro -, a realização de uma   Audiência Pública para discutir as desigualdades digitais na Educação de Salvador. “Dialogar é a melhor forma de encontrar saídas e encaminhamentos para mais um grave problema que atinge a já combalida educação brasileira. Impossível dissociar a inação do Ministério da Educação – Mec, com um fator agravante”, alerta o edil.

A atividade ocorrerá de forma remota por meio do site e Facebook da CMS, no dia 03 de julho, às 14h. Participarão da atividade vereadores e vereadoras, representantes da rede municipal e estadual de ensino, rede privada, estudantes e sociedade civil.



O que: Audiência Pública “Desigualdade Digital na Educação de Salvador”

Quando: 03 de julho de 2020

Onde: Transmissão pela cms.ba.gov.br e facebook/tveradiocam

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑