Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 6 de julho de 2020

Inverno e umidade: saiba como evitar o mofo e prevenir doenças respiratórias

Produtos comuns no dia a dia são aliados no combate - Imagem: Divulgação


O início do inverno e o clima úmido trazem uma preocupação a mais para dentro das casas. O aparecimento do mofo, formado por fungos, pode significar o começo de crises alérgicas e até mesmo de pneumonia, principalmente para quem já possui problemas respiratórios como asma, bronquite ou rinite alérgica. Segundo o Ministério da Saúde, infecções das vias respiratórias como essas estiveram entre as três principais causas de mortes no Brasil em 2017.

Para prevenir o surgimento do mofo, é necessário um cuidado a mais durante a faxina tradicional. Ele surge naquele cantinho que é mais úmido e escuro, geralmente em paredes e móveis, e pode passar despercebido. Confira as dicas para simplificar essa tarefa e deixar sua casa livre do mofo.

Vinagre de álcool

Um ingrediente que já é aliado nas tarefas domésticas é o vinagre Minhoto. A marca recomenda copo de vinagre branco para ajudar a realizar a limpeza de paredes, armários e até roupas atingidas pelos fungos causadores do mofo, devido à ação do ácido acético. O produto pode ser aplicado diretamente sobre o local, sem diluição em água, com borrifador, esponja ou pano descartável. O importante é cobrir bem a região com o produto e deixar agir por cerca de uma hora.

Água Sanitária

Outro aliado no combate aos fungos, assim como a outros microrganismos como vírus e bactérias, é a água sanitária. Recomendada pela Brilux também na ação contra mofo, a água sanitária diluída em água e utilizada na área afetada. Após a aplicação, o ideal é aguardar a solução agir por cerca de 30 minutos e depois limpar com um pano ou esponja. É importante se certificar se o local é resistente à ação do produto.

Álcool

O álcool também é um produto poderoso contra os fungos. Ele pode ser usado tanto na versão líquida quanto em gel. Basta espalhar uma boa quantidade nas superfícies afetadas, com o auxílio de um pano limpo, e deixar agir por cerca de 10 minutos. Depois, é só esfregar o local mofado com esponja ou pano úmido e repetir o processo até que todo o local esteja limpo.

Cuidado com as roupas

As roupas podem ficar amareladas e sofrerem com o mofo após muito tempo guardadas ou se ficarem úmidas por muito tempo. Para retirar as manchas, a dica é mergulhar as peças em um balde com dois litros de água e 300 ml de vinagre branco durante 1 hora.

Depois desse processo, basta lavar a roupa como de costume, sem esquecer dos cuidados finais. “O uso do amaciante promove maciez e perfumação nos tecidos, além de conservar a qualidade dos fios por mais tempo”, recomenda Christina Campos, coordenadora química dos amaciantes Sonho.

Ventilação e cuidados extras 

Após a limpeza do ambiente, móveis e roupas, é importante prevenir para que o mofo não retorne. Deixar o ambiente arejado e bem iluminado, com as portas e janelas abertas durante 15 a 30 minutos diariamente, ajudam a manter o ambiente livre dos fungos. Caso seja necessário uma medida mais extrema, produtos específicos para absorver a umidade, à base de giz, carvão ou cal, podem ajudar.

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑