Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 21 de julho de 2020

Unidade de saúde no Arraial do Retiro reforçará combate ao coronavírus

Fotos: Valter Pontes/Secom

Um antigo desejo dos moradores do Arraial do Retiro e adjacências foi concretizado pela Prefeitura nesta segunda-feira (20). A Unidade de Saúde da Família (USF) Antonio Ribeiro Neiva foi inaugurada com as presenças do prefeito ACM Neto e do vice, Bruno Reis, além do secretário municipal da Saúde (SMS), Leo Prates, corpo técnico e imprensa.

O prefeito salientou que a estrutura já vai integrar o programa Salvador Protege, desenvolvido pela SMS na área da atenção básica para ajudar na identificação, acompanhamento e encaminhamento dos casos de Covid-19 na cidade. "A unidade vai dar ainda mais reforço no diagnóstico do coronavírus, nessa rede de proteção à vida das pessoas durante a pandemia", pontuou ACM Neto.

O titular da SMS ressaltou que esta é a 11ª estrutura de saúde entregue desde o início da pandemia, em março. "Isso mostra todo o esforço que vem sendo feito pela Prefeitura. Além de unidades de saúde de família, também entregamos uma UPA (Santo Antônio), gripários, hospitais e leitos de UTI. Estamos atuando nos três níveis da saúde, ou seja, na atenção primária, média e alta, para cuidar da vida da população", relatou Prates.

Estrutura - Com investimento de R$1,4 milhão, metade deste recurso fruto de emenda parlamentar, a unidade terá capacidade para atender 650 pessoas por dia. Com dois pavimentos, a estrutura possui oito consultórios médicos e mais quatro odontológicos, farmácia para dispensação de medicamentos, recepção e salas de coleta, vacina, procedimentos, atividades e administrativa.

A USF Antonio Ribeiro Neiva terá quatro equipes de saúde da família e outras quatro de saúde bucal, além de agentes de saúde e corpo administrativo. Serão beneficiados usuários desde o nascimento até a terceira idade com atendimento médico, de enfermagem e voltado à saúde bucal.

Dentre os serviços que serão ofertados na USF estão curativo, coleta de material para exames laboratoriais, vacinação, marcação de consultas de outras especialidades e exames, além da distribuição de equipamentos e emissão da primeira e segunda via do cartão do SUS.

Avanço e homenagem - Com a entrega desta unidade a cobertura da Atenção Primária à Saúde no distrito sanitário Cabula/Beiru será de 44,47%. Até o início de 2013, a cobertura no local era de apenas 13%.

De acordo com o prefeito, em sete anos e meio, Salvador saiu da pior posição em cobertura de atenção básica dentre as capitais do país e hoje ocupa a sexta posição, sendo a cidade que mais avançou no setor. A intenção é chegar a mais de 55% de cobertura de saúde da população, com a entrega de mais quatro USFs até o fim de 2020.

O equipamento de saúde no Arraial do Retiro homenageia o morador e líder comunitário bastante querido da região, que faleceu em janeiro de 2019. "Também conhecido por muitos como Raul Seixas, pela semelhança física, Tony Neiva era uma pessoa simples, batalhadora e que sempre esteve ao nosso lado nas ações da Prefeitura e em prol da comunidade", lembrou ACM Neto.

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑