Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 25 de agosto de 2020

Castramóvel retoma serviço hoje (24) e segue na San Martin até outubro

 Fotos: Jefferson Peixoto/Secom


Após quatro meses parado por conta da pandemia do novo coronavírus, o Castramóvel, serviço itinerante de castração de animais da Prefeitura, retomou os atendimentos hoje (24). Para evitar aglomeração, só são feitos em torno de 15 procedimentos diários em cães e gatos, de segunda a sexta, das 8h às 13h. O equipamento está instalado na sede da Guarda Civil Municipal (GCM), na Avenida General San Martin, 734, em Fazenda Grande do Retiro.

Com uma equipe de cinco profissionais de saúde e um funcionário da Diretoria de Promoção à Saúde e Proteção Animal (DIPA) para acompanhar o funcionamento do serviço, as castrações são realizadas após a solicitação pelo e-mail agendamento.dipa @ gmail. com. 

"O objetivo principal do Castramóvel é ajudar a fazer o controle populacional dos cães e gatos no município. No entanto, os benefícios de castração para o animal vão muito além, como na melhora do comportamento, previne brigas e doenças e aumenta a expectativa de vida dos bichos”, explica o diretor de Bem-Estar e Promoção da Saúde Animal da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Gustavo Moraes.

Letícia Palmeira, de 25 anos, doméstica, levou hoje um de seus animais de estimação para realizar o procedimento de castração. “Tenho duas cadelas e um gato. Em outra oportunidade, já havia trazido a cadela. Dessa vez, trouxe meu gato para fazer o procedimento. Esse serviço é muito importante para pessoas que possuem pets, pois, é muito caro fazer a castração em clínica particular”, conta.

Já Iandra Dias, estudante de 20 anos, utilizou o serviço gratuito pela primeira vez. “Gostei bastante do atendimento. Estava muito preocupada como seria a anestesia, mas o profissional de saúde me explicou como funciona o procedimento e fiquei aliviada. Uma colega me falou sobre o Castramóvel e resolvi trazer meu cachorro para evitar procriação e também doenças”, diz.

Desde que o Castramóvel foi implantado, em 2013, o serviço já realizou mais de 25 mil procedimentos em cães e gatos. O equipamento permanece na sede da GCM até o final do mês de outubro.

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑