Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 3 de agosto de 2020

Dia do Capoeirista é celebrado nesta segunda-feira (3)

Dia do Capoeirista | Agente do metrô utiliza a capoeira para transformar a vida de jovens de São Gonçalo do Retiro e dá aulas online durante a pandemia


Crédito da Foto: Acervo Pessoal





Transformar vidas através do esporte social. Essa é a missão do Agente de movimentação de materiais da CCR Metrô Bahia, Anderson dos Santos. Durante o dia, ele cuida do almoxarifado e inventários da concessionária. À noite, ele se dedica ao trabalho voluntário que beneficia crianças, jovens e adultos de São Gonçalo do Retiro. É através da roda de capoeira que o Professor Alemão, como é conhecido, viabiliza o acesso de jovens de sua comunidade ao esporte e à cultura, proporcionando melhoria nas condições de vulnerabilidade social. Uma magia feita através da mistura do som do berimbau, arte-marcial, esporte, cultura popular e dança.

A capoeira entrou na vida de Anderson há mais de 20 anos. Trabalhar a disciplina, a força corporal e a flexibilidade são alguns dos benefícios do esporte. Valores e competências que são levados para o dia a dia de Anderson, inclusive no trabalho no metrô de Salvador. Em 2017, o agente recebeu o convite do Instituto de Esporte, Cidadania e Inclusão Social (IECIS) para fazer o trabalho voluntário. “Eu aceitei o convite logo de cara. Foi a maneira que eu encontrei de passar o que eu aprendi para os jovens da minha comunidade e, assim, mudar o percurso de muitos deles. É um trabalho muito gratificante”, enfatiza.

Até março deste ano, o professor tinha duas turmas com cerca de 100 alunos, entre 7 e 49 anos, incluindo duas mães que aderiram ao projeto. As aulas aconteciam às noites, de segunda a quinta-feira. Agora, durante a pandemia, o capoeirista precisou se reinventar e oferecer aulas online. “A turma reduziu bastante e tenho cerca de 15 pessoas participando assiduamente. Infelizmente, nem todo mundo tem o recurso para seguir com o projeto na versão online. Por outro lado, estamos conseguindo integrar a família, alguns pais vêm participando junto com seus filhos”, comenta. Os encontros virtuais estão acontecendo por uma plataforma digital, às terças e quintas-feiras, sempre às 19h.

Neste período, Anderson e a liderança também tem se mobilizado para ajudar a comunidade. Através das redes sociais, eles têm feito uma corrente do bem para arrecadar alimentos para os moradores do bairro. Assim, eles fazem a integração do esporte e da solidariedade para o bem de todos.






0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑