Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 19 de agosto de 2020

Hospital Municipal de Madre de Deus implanta prática humanizada ‘Golden Hour’ (Hora Dourada) em partos

 Buscando sempre implantar as práticas de humanização na hora do parto, a gestão do Hospital Municipal de Madre de Deus, passou a adotar a Golden Hour (Hora Dourada). A hora de ouro do recém-nascido, representa a primeira hora de vida do bebê em contato pele a pele com a mãe, e é uma prática preconizada pela OMS (Organização Mundial da Saúde).


Segundo a Dra. Maria Cristina, Pediatra da unidade, esses 60 minutos tem uma grande importância para o desenvolvimento e crescimento da criança, bem como a formação do vínculo da mãe com o bebê.


"Existem três práticas simples adotadas durante a primeira hora de vida, que proporcionam benefícios imediatos e a longo prazo para a criança, são elas: Clampeamento tardio do cordão umbilical, contato pele a pele imediato e continuo da mãe e o recém-nascido, e o aleitamento materno na sala de parto, pois neste momento o bebê está alerta e com os estímulos de sucção aguçados, criando o primeiro vinculo através da amamentação", relata a Dra. Maria Cristina.


A Diretora Geral da unidade, Elaine Almeida, ressaltou o esforço da administração em adotar essas práticas tão fundamentais no primeiro contato da mãe com o bebê. “Essa é mais uma das práticas de humanização que essa gestão vem buscando implantar. Demonstrando seu compromisso com a humanização e qualidade da assistência, não só na área da obstetrícia e neonatologia, mas em todos os segmentos”, salientou a Diretora.


A unidade hospitalar é gerida pela S3 Gestão em Saúde, instituição contratada pela Prefeitura para administrar os serviços de saúde.


Indicações


A Organização Mundial da Saúde recomenda que todas as rotinas com o bebê, tais como lavá-lo, pesá-lo e enrola-lo em campos estéreis devem ser evitadas até o bebê mamar. Os estudos comprovam que essa primeira amamentação diminuí os índices de mortalidade infantil e tornam mais provável que a mãe amamente seu filho por mais tempo.

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑