Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 20 de agosto de 2020

Início da fase três de retomada é adiado por tempo indeterminado

 

Horário de funcionamento de clínicas odontológicas e estéticas tem ampliação e Prefeitura vai liberar autoescolas


Foto: Max Haack/Secom


O prefeito ACM Neto anunciou hoje (20) que o início da fase três da retomada das atividades, que poderia a acontecer a partir de segunda-feira (24), será adiado por tempo indeterminado. A decisão foi tomada conjuntamente pelo município e governo do Estado com o objetivo de analisar com mais cuidado o impacto da fase dois principalmente sobre a área da saúde. 


"Quando iniciamos a fase dois, a gente sabia que apenas uma parte dos bares e restaurantes, por exemplo, iriam reabrir na cidade, e que essa evolução aconteceria gradualmente. Sabíamos que o mesmo aconteceria em relação aos frequentadores. Em todo lugar é assim, as pessoas precisam ganhar confiança. Por isso, precisamos de mais tempo para analisar os impactos da fase dois", explicou ACM Neto, em coletiva na Associação Comercial da Bahia (ACB), no Comércio, onde participou da abertura da exposição da Maquete de Salvador.

 

Dessa forma, a reabertura de parques de diversões e temáticos, teatros, cinemas, casas de espetáculo, clubes sociais, recreativos e esportivos, além de centros de eventos e convenções, fica adiada. "São atividades que não são consideradas essenciais e que costumam reunir muita gente. Por enquanto, ainda não há uma definição de quando faremos a liberação, o que depende sempre de uma avaliação técnica e científica e sempre levando em conta a prioridade em cuidar da vida das pessoas", afirmou o prefeito.


O protocolo da Prefeitura e do governo do Estado estabelece a necessidade de um intervalo de 14 dias entre as fases de retomada. Além disso, para a fase três, a taxa de ocupação de leitos de UTI exclusivos para pacientes com a Covid-19 precisa permanecer em até 60% durante cinco dias. Se fosse apenas por esses dois critérios, esse novo momento da reabertura poderia ter início na segunda (24). Só que a decisão final passa por uma avaliação dos comitês técnicos do município e do Estado, que optaram pelo adiamento. 


ACM Neto disse que a média móvel dos casos de Covid-19 teve uma alta na semana passada em relação à anterior, e que isso está sendo investigado pela Prefeitura. "Houve consenso entre as autoridades de saúde do município e do Estado, dos dois comitês, para não darmos início agora à terceira fase do plano de retomada. Estamos, desde o começo da pandemia, agindo com cautela e prudência. E assim iremos continuar agindo", salientou. 


"Por enquanto, está tudo bem administrado, inclusive a taxa de ocupação dos leitos de UTI. Mas as experiências pelo mundo mostram que a reabertura de atividades sem os devidos cuidados pode trazer riscos altíssimos, e não queremos perder tudo que conquistamos até aqui na luta contra a doença. Não podemos relaxar agora", acrescentou o prefeito. 


Evolução da etapa - Durante a coletiva de hoje, ACM Neto anunciou a ampliação dos horários de funcionamento das clínicas odontológicas e estéticas, que poderão atender agora das 9h às 19h, de segunda a sábado. Além disso, as clínicas estéticas estão autorizadas a atender pessoas de grupos de risco. Vale lembrar que as duas atividades precisam cumprir os protocolos geral e setorial. 


Aulas de direção - O prefeito disse ainda que, a partir de segunda-feira (24), as autoescolas deverão estar liberadas para a realização de aulas práticas presenciais. Os últimos detalhes do protocolo estão sendo definidos com o governo do Estado. "É razoável que as autoescolas mantenham as aulas teóricas no modo on-line e retomem as práticas presencialmente", disse.

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑