Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 25 de agosto de 2020

Ladeira da Montanha deve ser parcialmente liberada a partir de quarta (26)

 A parte principal da demolição do antigo casarão localizado na Ladeira do Pau da Bandeira que desabou sobre a Montanha, na última terça-feira (18), foi concluída ontem (23). Equipes da RNP Engenharia/Neves e Miranda Empreendimentos, acompanhadas por técnicos da Defesa Civil de Salvador (Codesal), realizaram o procedimento de forma mecanizada.  


A responsabilidade tanto pela demolição quanto pela retirada dos entulhos é do proprietário do imóvel. A via, interditada para veículos e pedestres desde que o casarão desabou, deve ser parcialmente liberada a partir desta quarta-feira (26). Hoje (24), foi iniciada a operação para retirada do entulho. O prazo final para a conclusão dos trabalhos é na sexta feira (28).


De acordo com o engenheiro da Empresa RNP Engenharia, Itálo Palma, a demolição foi dividida em duas etapas: manual, para que se pudesse fazer uma investigação da estrutura e seus comportamentos; e outra de forma mecanizada, com uso de uma escavadeira.


Segundo o técnico, a demolição foi realizada atendendo todas as normas técnicas de segurança. “Para quem não sabia do procedimento, acreditou-se ser um desabamento, inclusive com vídeos circulando nas redes sociais. Porém, havia uma equipe na parte de baixo, e os imóveis confrontantes foram informados, estavam vazios e não houve maiores problemas. A situação foi toda controlada. Atuamos com o suporte de engenheiros, técnicos de segurança do trabalho, operários a da Codesal”, salientou.


O início do serviço foi autorizado na quarta-feira da semana passada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur). Antes, a Codesal já havia solicitado a demolição ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que foi concedida. Vale frisar que o desabamento parcial foi provocado por falta de manutenção predial. Não havia moradores e não houve vítimas.


0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑