Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 10 de agosto de 2020

Livro reflete sobre quarentena e será publicado no Instagram

 

O livro apresenta 40 reflexões sobre a quarentena,  uma a cada dia publicada em rede social


Diante da pandemia da Covid-19 e a fragilização do mercado editorial, a editora baiana Fábrica das Letras resolveu apostar no meio virtual para “publicar” o seu próximo livro: “É Tempo de...40 Reflexões sobre a Quarentena, de autoria de Sérgio Perez. De forma inédita, o livro foi inteiramente pensado para o Instagram e será disponibilizado gratuitamente nesta plataforma a partir do dia 13 de agosto, quando será lançado com uma live no canal da editora no Youtube. O projeto conta com ilustrações de Lu Mori, concepção gráfica da designer Iansã Negrão e coordenação editorial de Antonio Moreno. A live terá mediação da jornalista Mira Silva. 

As reflexões propostas por Sérgio Perez, cada um delas traduzida por uma ilustração, levam em conta o momento difícil que todos estamos passando por causa da pandemia: “Desde as primeiras informações sobre a Covid-19 eu já questionava como esse momento tão grave e profundo contribuiria para o despertar da espiritualidade do ser humano”, observa Sergio Perez, engenheiro mecânico de profissão e autor da obra infanto-juvenil “ A Lagarta que Sonhava Voar”, lançada em 2018, que aborda, em linguagem de fácil entendimento, a relação entre a morte e o renascimento, “faces de uma mesma moeda”.

Na percepção do autor, a pandemia, com sua ação globalizante, pode vir a operar mudanças significativas na vida do ser humano: “Acredito na causa e efeito como princípio de tudo o que acontece. Criamos nossa própria realidade a partir de nossos atos. Tudo o que acontece traz em si um sentido, um propósito. Nada é por acaso. Buscar uma razão e assumir nossa responsabilidade sobre o que nos acontece dá sentido às nossas vidas, nos potencializa como seres humanos e nos retira da submissão ao condicionamento de sorte ou azar”. 

Segundo Sérgio Perez, eventos de grandes proporções normalmente estão associados ao inconsciente coletivo. “Em virtude de sua própria ignorância, nossa civilização vem destruindo toda a natureza ao redor. Não compreende que a natureza humana faz parte deste mesmo ecossistema. Estamos vivendo tempos de agressões profundas à vida humana e ao planeta. Tenho chamado este vírus de “ecovirus”, porque ele não restaura apenas o equilíbrio ecológico do que normalmente identificamos como natureza (rios, lagos, florestas, etc), mas também, essencialmente, a ecologia da natureza humana, impondo-nos um tempo para cuidar de nossas casas, nossas famílias, um retiro induzido de silêncio para refletirmos e descobrirmos o que é essencial em nossas vidas”.

Na opinião do autor, vivenciar esta grande dor pelo que estamos passando vai nos levar, no mínimo, a reduzir esta “esquizofrenia coletiva” em que a humanidade se encontra para poder viver em um mundo mais saudável. “Trata-se, portanto, de um momento de cura do planeta. Quanto mais cedo percebermos seu sentido, mas cedo nos curamos e menos dor será necessária para o nosso crescimento”, observa.


  


Pelo Instagram


Após o lançamento oficial no dia 13 de agosto, às 20 horas, pelo canal de Youtube da Fábrica das Letras Editora, o livro “É Tempo de...” será disponibilizado gratuitamente pelo Instagram. A cada dia, uma das 40 reflexões será publicada nesta rede social. Mas quem quiser receber o livro completo em PDF terá também esta opção, como será anunciado, detalhadamente, na live de lançamento.

O uso de uma plataforma digital para “publicação” do livro de Sérgio Perez obedeceu ao desejo do autor e ao interesse da própria Fábrica das Letras de ir em busca do leitor num momento em que o acesso aos livros físicos se faz mais difícil. “A Espiritualidade é uma das vertentes da nossa editora e, ao mesmo tempo, este projeto nos permite experimentar o uso da literatura numa rede social volátil como o Instagram. Acho extremamente estimulante investirmos em novas frentes de leitura”, justifica Antonio Moreno, que coordena a publicação e é diretor da Fábrica da Letras Editora.  


Serviço:


Lançamento do livro “É Tempo de... 40 reflexões sobre a quarentena”


Autor: Sérgio Perez


Data: 13/08/2020


Horário: 20hs


Local/Inscrições: Canal de Youtube da Fábrica das Letras Editora


Apresentação: Mira Silva


Publicação diária no Instagram @fabricadasletraseditora    

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑