Com a pandemia surgiu também a insegurança sobre como será o novo normal, que afeta diretamente a vida profissional de muita gente. Por isso, a busca pelos cursos rápidos online e até da graduação na modalidade EAD aumentou nos últimos meses.
Segundo o Google Trends, ferramenta que mostra as buscas mais populares no Google, no final de março - período em que começou a quarentena - houve um pico nas buscas relacionadas ao termo “cursos online”.
O isolamento social levou muitas pessoas a focaram na educação, mas também na atualização de mercado para um novo normal que ainda é incerto. Ao mesmo tempo, a quarentena não afetou os planos de algumas pessoas quem já buscavam ingressar na faculdade em 2020.
Segundo dados da Catho Educação, que oferece descontos em bolsas de estudo para graduação e pós-graduação e cursos rápidos online, houve um aumento de quase 80% apenas no mês de maio em matrículas para os cursos a distância - entre 21 de março e 6 de abril, esse aumento foi de 70%.
De acordo com o levantamento, entre os cursos de graduação mais adquiridos em maio, junho e julho, o curso de Direito foi o que recebeu o maior número de matrículas (1º posição), seguido pelo curso de Administração (2º posição) e Enfermagem (3º posição).
Outro levantamento da Catho Educação, dessa vez sobre os cursos rápidos online, no mesmo período (de maio a julho), revelou que o curso de marcenaria foi o que recebeu o maior número de matrículas. O curso de departamento pessoal ocupa a 2º posição seguido de contas a pagar e receber (3º posição), marketing digital na 4º posição e fechando os cinco mais vendidos encontramos o curso de modelagem e costura para iniciantes.
Algumas dessas aquisições de cursos rápidos online podem estar ligadas ao surgimento de novos negócios. Muitas pessoas precisaram buscar alternativas para conseguir uma renda extra e alguns desafios acabaram surgindo pelo caminho. Os cursos online são ótimas opções para se qualificar em pouco tempo.
Na medida que a graduação recebe cada vez mais matrículas na modalidade de ensino a distância, é notável que a busca por novas habilidades tem sido uma preocupação para o novo normal. O curso online de liderança, que ocupa a 7° posição e o curso de Power BI na 10° posição no TOP 10 da Catho Educação, mostra de perto as necessidades do mercado e a preocupação das pessoas.
Confira abaixo os TOP 10 cursos mais vendidos pela Catho Educação.
TOP 10 cursos rápidos online entre maio e julho:
Curso de marcenaria
Curso de departamento pessoal
Curso de contas a pagar e receber
Curso de marketing digital
Curso de modelagem e costura para iniciantes
Curso de contabilidade financeira e gerencial
Curso de liderança
Curso de excel
Curso de manicure e pedicure
Curso de Power BI
TOP 10 cursos de graduação entre maio e julho:
Direito
Administração
Enfermagem
Psicologia
Farmácia
Biomedicina
Gestão de Recursos Humanos
Pedagogia
Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Ciências Contábeis
Os cursos online eram tendência antes da pandemia e a crise global potencializou a sua popularidade. Investimentos em tecnologia - programados para dois anos à frente - foram feitos em dois meses. As empresas e instituições de ensino correm para trazer uma experiência de estudo adequada para um novo cenário que ainda estamos nos adaptando.
0 comentários :
Postar um comentário