Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 26 de agosto de 2020

Novo Terminal da Barroquinha alia mobilidade e lazer no Centro Histórico


 Fotos: Valter Pontes/Secom


Um dos pontos mais tradicionais de Salvador, que vinha sofrendo com a degradação e o abandono nos últimos anos, vai passar por uma grande transformação promovida pela Prefeitura. A ordem de serviço para início imediato das obras de requalificação do Terminal da Barroquinha, no Centro Histórico, foi assinada nesta quarta-feira (26), no local, pelo prefeito ACM Neto.

Também estiveram presentes na ocasião o secretário de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Luciano Sandes, e a presidente da Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), Tânia Scofield. Com investimento de cerca de R$5,5 milhões em recursos municipais, a intervenção tem duração prevista de seis meses.

De acordo com o projeto da FMLF, as melhorias envolvem a reorganização das paradas de ônibus, nova pavimentação em concreto e iluminação em LED. A pedido da própria comunidade, será implantada uma praça com academia de ginástica, quadra poliesportiva e espaço infantil. O local terá, ainda, ordenamento de ambulantes e paisagismo.

“Esse terminal é muito frequentado pelas pessoas, com volume grande de ônibus que circulam aqui todos os dias. Depois da obra, o Terminal da Barroquinha será um terminal moderno, que vai conciliar o transporte público com o espaço de lazer reivindicado há muito tempo pela comunidade”, afirmou ACM Neto.

O prefeito salientou que esta intervenção será integrada a outros investimentos em áreas próximas, como o Mercado São Miguel, com obras já concluídas e em fase de seleção dos permissionários, e o Terminal do Aquidabã, com ordem de serviço para requalificação a ser assinado em breve. “Vamos ter todo esse trecho aqui com vida nova, com perspectiva nova para moradores e comerciantes e, claro, a valorização da história e das tradições da capital”, completou.

Integração – A presidente da FMLF informou que o projeto foi construído através de reuniões com a comunidade. “Sai do aspecto de um terminal de ônibus como um espaço frio. Por isso, terá uma grande praça porque aqui não é apenas comércio, existe um entorno que é residencial. Esses moradores não tinham uma área para o lazer e, assim, foi aproveitado esse lado direito para atender a essa demanda”, explicou Tânia Scofield.

O secretário Luciano Sandes pontuou que a requalificação do Terminal da Barroquinha também será importante para a mobilidade, já que, além dos ônibus, está próximo a outros modais como o metrô e o futuro BRT na Lapa. “Além disso, a área de lazer deverá atrair as pessoas, aumentando a frequência do público e incrementando também o comércio local".

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑