Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 28 de agosto de 2020

Salvador alcança a marca de 70 mil curados do novo coronavírus

 


Fotos: Paulo Aguiar/Secom


Salvador alcançou a marca de 70.371 pessoas recuperadas do novo coronavírus nesses cinco meses de pandemia. O número representa 95% do total de casos confirmados da doença (73.824) na cidade, segundo levantamento divulgado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS).  


Dentro desse quantitativo de pessoas que venceram a Covid-19, um caso de superação chamou atenção na cidade ontem (26). Manoel de Jesus, 105 anos, morador da cidade de Ribeira do Pombal, teve alta após o tratamento no hospital de campanha do Wet’n Wild, localizado na Avenida Luiz Viana Filho, a Paralela.


De acordo com o diretor médico do hospital, Luiz Vianna, o paciente deu entrada na UTI no último dia 20, com agravo no quadro respiratório, apresentando falta de ar e inflamação nos pulmões, mas não precisou ser entubado. Depois de reagir bem aos tratamentos, o idoso foi para a enfermaria até obter alta médica, após quase uma semana de internamento.  


Segundo a SMS, ontem (26), a taxa de ocupação de leitos de UTI exclusivos para o tratamento de pessoas com a Covid-19 fechou em 52%. Esse patamar tem se mantido em estabilidade, mesmo com a retomada gradual das atividades econômicas, culturais e religiosas.  


Só para se ter uma ideia, na terça (25) e na segunda (24), o índice de preenchimento das vagas de terapia intensiva foi de 52% e 54%, respectivamente. No domingo (23), a taxa também foi de 54%. Atualmente, há 62.264 casos suspeitos de coronavírus em Salvador e 2.325 mortes. Para tratar dos pacientes, a capital dispõe de 719 leitos de UTI e 721 clínicos.


Além da estrutura de campanha do Wet’n Wild, a Prefeitura conta com hospitais de emergência no Caminho das Árvores e no Bonfim. Além disso, a Prefeitura contratualizou leitos nos hospitais Santa Izabel (Nazaré), Martagão Gesteira (Tororó), Português (Barra), Municipal de Salvador (Boca da Mata), Prohope (Cajazeiras) e Medtower (Federação).


Há ainda seis gripários para atender casos de doenças respiratórias, como a Covid-19 e o H1N1, que funcionam nos anexos da UPA Barris, UPA Paripe, UPA Pirajá/Santo Inácio, UPA Valéria, UPA de Bom Jesus dos Passos e no Pronto-Atendimento (PA) Maria Conceição Imbassahy, em Pau Miúdo.  


0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑