Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 6 de agosto de 2020

Saúde alerta para baixa procura da vacina contra sarampo

Foto: Jefferson Peixoto/Secom

 

Os jovens e adultos de 20 a 49 anos têm até o dia 31 de agosto para serem imunizados contra o sarampo em Salvador. Até o momento, apenas 3% do público-alvo recebeu a dose da Campanha Nacional de Vacinação, ou seja, restam ainda 1,4 milhão de pessoas para serem vacinadas na capital baiana. A campanha deste ano visa atingir a faixa etária com maior taxa de contágio da doença viral em 2019.

 

As doses estão disponíveis, das 8h às 17h, em todas as 143 salas de vacinação nas unidades básicas da rede municipal. A imunização também é aplicada através do sistema drive-thru, das 8h às 14h, nos seguintes pontos: no 5º Centro de Saúde, nos Barris; na Faculdade Bahiana de Medicina, no Cabula; no Atacadão Atakarejo de Fazenda Coutos; e no Outlet Center, no Uruguai.

 

A vacina, conhecida como tríplice viral, protege contra os vírus do sarampo, caxumba e rubéola. Em 2020 ela deve ser aplicada até mesmo em quem já completou o esquema das duas doses anteriormente, como explica a subcoordenadora de Doenças Imunopreveníveis da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Doiane Lemos. “Mesmo com o esquema completo, o público-alvo tem que receber essa dose. Por estar economicamente ativa, acaba se expondo mais nos seus locais de trabalho e nas suas atividades do dia a dia.”

 

Para atingir ainda mais os jovens e adultos, estão sendo feitas, ainda, ações ainda em locais de grande circulação de pessoas, como estações de transbordo, estações de metrô e supermercados. “Eu acho importante que tenham disponibilizado essa vacina para a saúde da população. No meu caso, eu não sabia que estava dando essa vacina de graça no posto. Fiquei surpresa e aproveitei logo minha chance” conta a estudante Camile Campos, de 22 anos.

 

Gripe – Além da vacina tríplice viral, também está disponível nas unidades básicas da rede municipal e no sistema drive-thru a vacina que previne contra a gripe, a Influenza. A ação segue até o fim deste mês e, até o momento, imunizou 88,7% do público eletivo, com mais de 783 mil indivíduos vacinados. 

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑