Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 29 de agosto de 2020

Vacinação animal em sistema drive-thru segue até o dia 20 de setembro

 Fotos: Bruno Concha/Secom

 

O primeiro dia da vacinação antirrábica de cães e gatos em Salvador através do sistema drive-thru, nesta sexta-feira (28), foi intenso nos dois postos, instalados na Arena Fonte Nova e na Praça do Sol, em Periperi. A estratégia ocorre de forma pioneira no país e prossegue nos finais de semana, sempre às sextas, sábados e domingos, das 9h às 16h, até o dia 20 de setembro.

 

“O objetivo desse novo sistema é justamente para não ter aglomeração de pessoas, principalmente para evitar o contágio do coronavírus. Além disso, o tutor do animal tem a facilidade de chegar em um dos postos e ser atendido imediatamente, sem fila de espera”, afirmou Danielle Dantas, chefe do Setor de Raiva e Veterinária do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

 

O uso de máscara pelos tutores que levarem os bichos para imunização é obrigatória. Além disso, ao chegar ao local, um dos agentes da CCZ também verifica a temperatura dos tutores e orienta sobre a vacinação. Os animais devem ser transportados com coleira e guia ou em caixas apropriadas, para evitar fugas e acidentes.

 


A professora Tarcísia Branco, de 48 anos, encontrou um cão na rua e resolveu adotá-lo. Por não saber a origem do animal, levou para que fosse imunizado. “É muito importante levar o cachorro para tomar vacina. Além de proteger o animal, também vamos proteger a nossa família”, contou.

 

Tiago Ferreira, 38 anos, bombeiro militar, também aproveitou para levar o pet para receber a vacina. “Gostei muito da organização. Até me surpreendi. Vi a divulgação da campanha pelos meios de comunicação e achei uma ótima oportunidade para trazer o meu pet, principalmente sob esse cenário de pandemia. É menos uma preocupação”, disse.

 

Imunização – A campanha de vacinação animal começou nos postos de saúde no dia 17 deste mês. Além disso, mais de 90 duplas de agentes do CCZ também estão envolvidas na ação, percorrendo os bairros da capital. A expectativa é imunizar 180 mil animais durante a campanha.

 

Para saber em qual localidade a vacinação itinerante acontece, o cidadão pode ligar para o número (71) 3611-7331. Já a relação dos postos de saúde pode ser encontrada através do site www. saude. salvador. ba. gov. br.

 

“Temos que alertar as pessoas sobre a importância da vacinação contra raiva, que é uma doença extremamente grave que afeta tanto os animais como os seres humanos, e não tem cura. Por esse motivo, estamos criando e intensificando as estratégias de imunização”, completou Danielle.


0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑