Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 16 de setembro de 2020

Governo Federal estima preencher mais de 50 mil vagas por meio de concursos públicos em 2021


 Orçamento da União prevê oportunidades para diversos cargos, em várias áreas 

 

Segundo informações do Gran Cursos Online, empresa especializada na capacitação de candidatos para concursos públicos no Brasil, o Governo Federal encaminhou o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2021 ao Congresso Nacional. A proposta tem previsão de criação e provimento de 53.111 cargos públicos.


O PLOA indica a previsão para criação e provimento de cargos públicos, não se trata de autorização de concursos. Para que seja confirmado, o projeto necessita ser votado pelo Congresso Nacional e está passível de revogação. De acordo com o secretário especial de Fazenda, Waldery Rodrigues, o texto não fala sobre eventual prorrogação do estado de calamidade pública, reconhecido pelo Congresso em razão da pandemia de Covid-19 e válido até dezembro.


Divisão no três poderes 


As vagas são divididas com base no três poderes: executivo, legislativo e judiciário. No executivo, a proposta orçamentária estima abertura de 48.272 postos. Na sua maioria, a área da educação pretende abrir 33.829 vagas. Contudo, também serão contemplados 12.325 postos para cargos, funções e gratificações. A área militar, o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, a Polícia Militar do Distrito Federal e a Polícia Civil do Distrito Federal estão previstas.


No judiciário, a previsão é de 3.556 vagas,  com 1.154 em novos postos e 2.402 para preenchimento. Serão contemplados o  Supremo Tribunal Federal (STF), o Supremo Tribunal de Justiça (STJ), a Justiça Federal, a Justiça Militar da União, a Justiça Eleitoral, a Justiça do Trabalho e o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e territórios.

Já para poder legislativo, o orçamento conta com 140 vagas previstas, que tange o concurso do Senado Federal, vagas para a Câmara dos Deputados e para o Tribunal de Contas da União (TCU).


Vagas previstas no orçamento de 2021


Cargo

Número de vagas

Poder Executivo

48.272 vagas (todas para provimento)

Poder Judiciário

3556 vagas (1.154 para criação; 2.402 para provimento)

Poder Legislativo

140 vagas (todas para provimento)

Defensoria Pública da União

1.016 vagas (1.011 para criação; 5 para provimento)

Ministério Público da União e Conselho Nacional do Ministério Público

127 vagas (todas para provimento)


0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑