Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 14 de setembro de 2020

Mercado Municipal de Cajazeiras reabre com protocolos de segurança



O Mercado Municipal de Cajazeiras, reinaugurado ontem (10) após o incêndio de 2017, ganhou nova estrutura multifuncional para atender os cidadãos do bairro. O equipamento funciona de segunda a sábado, das 10h às 16h, e fica localizado na Avenida Engenheiro Raymundo Carlos Nery, em Cajazeiras X. Após as intervenções, o mercado passou a oferecer mais conforto tanto para a população como para os permissionários. Além disso, a nova estrutura também oferece os serviços da Prefeitura-Bairro e abriga o novo Espaço Cultural Boca de Brasa, que garante a formação artística e impulsiona o cenário artístico local. 


Nereide Souza, de 62 anos, trabalha no mercado há quatro anos e conta que a nova estrutura ficou surpreendente. “Ficou tudo lindo demais. Estou muito feliz, o movimento cresceu e isso atrai clientes. E o melhor de tudo, para mim, é que agora tem a Prefeitura-Bairro, o que facilita ainda mais para nós que somos permissionários, que, além de garantir mais movimento, podemos resolver qualquer demanda sem sair do nosso local de trabalho diretamente”, diz.


Estrutura – Com área de aproximadamente 4 mil m², o espaço possui dois pavimentos e conta com critérios de acessibilidade para permitir a locomoção de pessoas com deficiência. No estabelecimento gerido pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), é possível encontrar 69 boxes de comércio, com diversos produtos, como artesanato, venda de artigos religiosos, floricultura, roupas e acessórios. 


“O mercado tem uma importância muito grande para a população. Agora, com a reformulação, é possível oferecer uma grande variedade de serviços e produtos. Como loja de consertos de todos os tipos de celulares e vendas de acessórios, salão de beleza, manicure, pedicure, corte e costura em geral. O nosso foco é atender todas as necessidades do cidadão, para que ele não precise ir a outro lugar. Com a nova sede da Prefeitura-Bairro no local, conseguiremos atender todas as expectativas de oferecer ao público todos os serviços”, afirma o administrador do equipamento, Harlisson Carvalho. 


Regras – Na chegada ao Mercado de Cajazeiras, a temperatura de todos os permissionários, trabalhadores e clientes é medida. Aqueles com resultado igual ou superior a 37,5°C são direcionados ao acompanhamento de saúde adequado. São medidas que fazem parte do protocolo de segurança contra a Covid-19 do equipamento. 


O acesso ao mercado é por porta única e exclusiva, assim como a saída. A realização de eventos está proibida. Pessoas pertencentes aos grupos de risco devem ter atendimento prioritário para reduzir seu tempo de permanência no espaço. A capacidade máxima é de 40 clientes simultaneamente. Todos os boxes devem disponibilizar álcool 70% para uso dos trabalhadores e clientes. 


Em cada box é permitido o acesso de um único cliente por vez. Sendo assim, fica proibida a realização de experimentação, teste ou prova de produtos do mercado, devendo os espaços reservados aos provadores permanecerem fechados ao público. 


Os decretos vigentes, inclusive os que estabelecem restrições de funcionamento para setores específicos, como salões de beleza, bares e restaurantes, devem ser cumpridos. Os restaurantes, bares e lanchonetes podem realizar vendas para consumo local, mas todos os funcionários que servem e/ou realizam entrega de produto pronto aos clientes devem utilizar os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) adequados e higienizar as mãos após cada atendimento. Os bebedouros nos espaços comuns permanecem proibidos para uso.


História - O Mercado Municipal de Cajazeiras foi inaugurado pela Prefeitura em novembro de 2015. Em 2017, um incêndio atingiu o andar superior do imóvel. Após o incêndio, o equipamento precisou ser interditado para passar pela fase de mudanças, fazendo com que agregasse novas funcionalidades, como atividades comerciais e serviços por parte da Prefeitura. 


Fotos: Jefferson Peixoto/Secom 


0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑