Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 20 de outubro de 2020

Castramóvel segue na avenida San Martin até dezembro



Instalado na sede da Guarda Civil Municipal (GCM), na Avenida San Martin, desde 24 de agosto, as atividades do Castramovél foram prorrogadas até o dia 24 de dezembro no local. Até esta segunda-feira (19), já foram realizadas 591 castrações de cães e gatos. Para evitar aglomerações, a capacidade foi reduzida. Diariamente, são realizados cerca de 15 procedimentos. 


O serviço conta com uma equipe de cinco profissionais de saúde e um funcionário da Diretoria de Promoção à Saúde e Proteção Animal (DIPA). O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h. As castrações podem ser solicitadas no e-mail agendamento.dipa @ gmail. com. Basta enviar RG e CPF do tutor, comprovante de residência, cartão do SUS e cartão de vacina antirrábica do animal atualizada em 1 ano. 


“Importante salientar para o tutor ficar atento ao e-mail pois enviamos a guia por lá. Estamos registrando muitas desistências nas marcações, e é interessante o tutor sempre checar a caixa de e-mails e spam”, destaca a diretora de Promoção à Saúde e Proteção Animal (DIPA), Tainara Ferreira. 


Procedimento - A castração prolonga a vida do animal e faz o controle populacional. Previne doenças como tumores, a exemplo do câncer de mama nas cadelas ou gatas. O procedimento diminui também a demarcação de território e, em muitos casos, reduz a agressividade do animal. Desde que o Castramóvel foi implantado, em 2013, o serviço já realizou mais de 25 mil cirurgias de esterilização. 


Vacinação - Para solicitar a castração é necessário que o cão ou gato tenha recebido a vacinação antirrábica (mais de 10 dias e menos de um ano). Podem ser imunizados animais a partir dos três meses de idade, exceto os que estiverem doentes. Em Salvador, durante a campanha de vacinação antirrábica deste ano, cerca de 90 mil cães e gatos foram vacinados. O animal que ainda não foi imunizado tem até 17 de outubro para receber a dose, de segunda à sexta-feira, das 8h às 14h, em 92 postos de saúde espalhados pela cidade.


 Fotos: Jefferson Peixoto/Secom 



0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑