Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 2 de outubro de 2020

Dia do Dentista reforça importância de cuidados com a saúde bucal



No próximo dia 3 de outubro é comemorado o Dia Mundial do Dentista, o profissional que dedica seu tempo e conhecimento para cuidar da saúde bucal do próximo. Realizar acompanhamento odontológico com um dentista, além de evitar problemas odontológicos, como cárie, mau hálito, periodontite, sangramento gengival e até a perda dentária, melhora também o sorriso do cidadão, implicando em qualidade de vida. 


“É um profissional que vai para além de manter um sorriso bonito. Não é só uma questão estética, é algo que vai passar por toda vida do indivíduo, seja no âmbito social, fisiológico, vai perpassar pela importância da mastigação, do fonema, porque os dentes influenciam em tudo isso. Então mantê-los com saúde promove qualidade de vida para o indivíduo”, destaca Inamari Almeida, cirurgiã dentista da rede municipal. 


O dentista tem um papel indispensável para fomentar e promover a saúde, além de cuidar do bem-estar biopsicossocial do indivíduo. Em Salvador, segundo dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), cerca de 74% da população depende dos serviços odontológicos exclusivamente públicos. Para isso, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) disponibiliza aos cidadãos serviços que vão desde a atenção básica até a urgência, emergência e exames esecializados. A população encontra profissionais para atenção básica em todas as unidades de saúde. 


Todos os atendimentos são efetuados através de agendamento. Para agendar a consulta, o cidadão deve procurar a unidade de saúde mais próxima. Os procedimentos de urgência são realizados na Unidade de Atendimento Odontológico (UAO) do Dique do Tororó, localizada na Avenida Vasco da Gaman nº 224, próximo do restaurante Pimenta Calabresa. 


No local, são tratadas enfermidades como abscesso dentário, pericoronário, alveolite, fratura dentária, hemorragias dento-alveolar, trauma dentário e pulpite aguda, além de ser realizada a drenagem de abscesso oral e de cisto. Além da UAO, todas as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da rede municipal prestam atendimento odontológico de urgência e emergência em esquema de plantão.Nas UPAs, o paciente conta com apoio diagnóstico, equipe multiprofissional, além de primeira atenção aos casos de natureza cirúrgica ou de trauma. 


Lá, é verificada a necessidade ou não de encaminhamento aos serviços hospitalares de maior complexidade. Se a necessidade é atendimento especializado, como prótese, tratamento endodôntico, periodontal, o ideal é recorrer a um dos seis Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs). Localizados nos bairros da Federação, Mussurunga, Cajazeiras, Cabula VI, Periperi e Carlos Gomes, para ser atendido em um CE, o usuário precisa passar primeiro por um posto de saúde, que fará o encaminhamento conforme a necessidade do paciente. 


Protocolos – Os pacientes agendados para consultas devem ter a temperatura corporal aferida obedecendo o fluxo e rotina da unidade. Caso o paciente apresente temperatura igual ou superior a 37,5°C, deverá ser encaminhado para avaliação médica e o atendimento odontológico terá que ser adiado por 14 dias. Já os cidadãos que fazem parte do grupo de risco serão atendidos somente para procedimentos de urgência odontológica. Acompanhantes só serão permitidos para crianças, idosos, pacientes especiais ou com mobilidade reduzida, sempre utilizando máscaras faciais.

 Foto: Bruno Concha/Secom 


0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑