Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 2 de outubro de 2020

Diminuição de acidentes: campeã de automobilismo orienta sobre direção preventiva


 Helena Deyama, consultora da ValeCard, dá dicas para evitar acidentes em comemoração ao Dia Nacional do Trânsito


Setembro chegou ao fim com um alerta para os motoristas de todo o país: o Dia Nacional do Trânsito, celebrado no último dia 25, que este ano reuniu ações reforçadas para chamar a atenção sobre a importância da direção segura pelas vias brasileiras. A ValeCard, empresa especializada em soluções para gestão de frotas, convidou a campeã de automobilismo Helena Deyama para oferecer dicas práticas para prevenir acidentes.


1 – Manutenção periódica dos freios


Um dos itens mais importantes é manter a manutenção do freio para garantir seu bom funcionamento. Alguns sinais de que o freio não vai bem só o pedal abaixando por exemplo o freio perdendo a eficiência. Quando perceber essas alterações o ideal é procurar e mecânico o mais rápido possível.


2 – Uso eficiente do câmbio


Uma técnica muito importante para manter a segurança no trânsito e durabilidade dos freios é utilizar o câmbio, reduzindo marchas para diminuir a velocidade. Quanto mais se pisa no freio, mais aquece o sistema de freio, o que faz perder a eficiência até desgastá-lo completamente.


3 - Respeite os limites e seja cauteloso


Muitos acidentes acontecem porque motoristas não respeitam os limites de velocidade ou tentam fazer ultrapassagens perigosas. Lembre-se: é melhor ir mais devagar e chegar inteiro do que acelerar seu veículo e correr riscos. Mantenha sempre a distância de segurança para evitar acidentes com freadas bruscas. Para ter tempo de reação, o ideal é ter três segundos para o carro da frente. Use também os avisos de luz e lembre-se que o uso de faróis é obrigatório na estrada.


4 – Reduza a velocidade nas curvas


Nas curvas, o mais importante é você diminuir a velocidade, entrar devagar e aumentar a sua velocidade progressivamente. É melhor do que entrar muito rápido e tentar consertar depois. Outro erro muito comum é dirigir por horas seguidas, porque o cansaço vai aumentando e faz com que você perca o reflexo. Mantenha a atenção não só nos veículos ao seu redor mas também na sua disposição para dirigir.


5 – Evite chuvas intensas na pista


Em dias de chuva, o primeiro passo é reduzir a velocidade e aumentar a distância entre o veículo da frente. Assim que o veículo à frente passar por um ponto fixo, conte dois ou três segundos para passar pelo mesmo ponto. Caso a chuva fique muito intensa, considere parar o veículo em local seguro. Mas atenção: o acostamento não deve ser utilizado para isto. Se não houver alternativa, ligue o pisca-alerta. E lembre-se sempre que em dias de pistas molhadas o cuidado deve ser redobrado.


0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑