Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 13 de outubro de 2020

Eleição 2020: voto poderá ser justificado por aplicativo de celular


 As eleições deste ano terão uma novidade para os eleitores. Pela primeira vez, aquele que não puder comparecer ao local de votação vai poder justificar o voto através do aplicativo e-Título. A decisão foi tomada por causa da pandemia do novo coronavírus. Com isso, o processo pode ser feito para qualquer seção eleitoral, exceto se o eleitor não tiver acesso à internet.

O aplicativo terá duas opções para justificativa, uma para dias fora da eleição e outra para o dia da eleição, esta só ficará disponível a partir de 4 de novembro. Conforme o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o eleitor tem até 60 dias para justificar o voto após cada pleito. O prazo começa a valer a partir de 15 de novembro (1º turno) e 29 de novembro (2º turno).

App possibilitará a justificativa de ausência nas votações de 15 de novembro (1º turno) e 29 de novembro (2º turno), até 60 dias após cada pleito, por meio dos celulares e tablets.

Lançado em 2017, o e-Título tem a função de gerar a via digital do título de eleitor e permitir acesso rápido e fácil às informações cadastradas na Justiça Eleitoral, além de apresentar dados como zona eleitoral, situação cadastral, certidão de quitação eleitoral e certidão de crimes eleitorais.

O aplicativo pode ser baixado por smartphones ou tablets iOS e Androids de forma gratuita. Para acessar, o eleitor precisa apenas entrar no aplicativo com o número do CPF.


(crédito: Divulgação/Sejus DF)

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑