As eleições deste ano terão uma novidade para os eleitores. Pela primeira vez, aquele que não puder comparecer ao local de votação vai poder justificar o voto através do aplicativo e-Título. A decisão foi tomada por causa da pandemia do novo coronavírus. Com isso, o processo pode ser feito para qualquer seção eleitoral, exceto se o eleitor não tiver acesso à internet.
O aplicativo terá duas opções para justificativa, uma para dias fora da eleição e outra para o dia da eleição, esta só ficará disponível a partir de 4 de novembro. Conforme o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o eleitor tem até 60 dias para justificar o voto após cada pleito. O prazo começa a valer a partir de 15 de novembro (1º turno) e 29 de novembro (2º turno).
App possibilitará a justificativa de ausência nas votações de 15 de novembro (1º turno) e 29 de novembro (2º turno), até 60 dias após cada pleito, por meio dos celulares e tablets.
Lançado em 2017, o e-Título tem a função de gerar a via digital do título de eleitor e permitir acesso rápido e fácil às informações cadastradas na Justiça Eleitoral, além de apresentar dados como zona eleitoral, situação cadastral, certidão de quitação eleitoral e certidão de crimes eleitorais.
O aplicativo pode ser baixado por smartphones ou tablets iOS e Androids de forma gratuita. Para acessar, o eleitor precisa apenas entrar no aplicativo com o número do CPF.
(crédito: Divulgação/Sejus DF)
0 comentários :
Postar um comentário