Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 12 de outubro de 2020

Feira do Artesanato da Bahia vai reunir trabalhos de artesãos de várias regiões do estado


 O evento vai reunir trabalhos de artesãos de várias regiões do Estado


A Feira do Artesanato da Bahia vai reunir trabalhos de artesãs e artesãos de várias regiões do estado, de 14 a 25 de outubro, na Praça Central – Piso L1 do Salvador Shopping. Da decoração, utilitários, presentes até a moda, serão comercializados produtos criados com diversas técnicas, que representam a identidade cultural da Bahia. São técnicas como bordados, cerâmica, cestaria, costura, papietagem, renda, tapeçaria e tecelagem, entre outras.



A Feira do Artesanato da Bahia seguirá os protocolos de higiene e prevenção da Covid-19. A realização é da Fábrica Cultural e da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), através da Coordenação de Fomento ao Artesanato, com o apoio do Salvador Shopping.


A diversidade cultural é o principal diferencial do artesanato criado na Bahia, através de uma produção que reflete a diversidade de seu povo e encanta turistas do Brasil e do mundo. Na feira, o artesanato será apresentado em 12 estandes, sendo que nove representam os polos de produção artesanal do estado, além das tradicionais comunidades indígenas, quilombolas e de ceramistas. Os visitantes poderão adquirir os produtos artesanais apresentados diretamente pelos produtores e também dialogar e interagir sobre a riqueza dos processos produtivos de obtenção da matéria-prima. O público terá a oportunidade de conhecer a história das técnicas utilizadas nas diversas comunidades, como papel da expressão cultural do artesanato.



“A realização da feira é importante não só pela comercialização do artesanato, mas também pela possibilidade de revelar produções representativas dos nove polos regionais, que agregam 27 territórios de identidade, numa interação necessária com o mercado de Salvador, que é muito receptivo. É importante articular conhecimentos teóricos e práticos das atividades de qualificação, de forma a contribuir para a capacitação e organização do setor artesanal no estado”, afirma Rodrigo Lyra, curador da feira.



A feira faz parte das Ações de Qualificação, Promoção e Comercialização do Artesanato da Bahia, realizadas pela Setre, por meio da Coordenação de Fomento ao Artesanato, e pela Associação Fábrica Cultural. Além deste evento, a qualificação de artesãs e artesãos, a promoção do produto artesanal e a abertura do Centro de Comercialização do Porto da Barra fazem parte das ações. O objetivo é fortalecer e transformar o artesanato baiano em uma marca forte e de referência nacional.



“A comercialização é um dos principais gargalos do segmento artesanal, por isso tem recebido atenção especial do Governo do Estado. Além da loja que funciona no Porto da Barra e da vitrine virtual, realizaremos eventos itinerantes, em locais de grande circulação de pessoas, como estratégia para ampliar as vendas dos produtos e, consequentemente, a renda de artesãs e artesãos dos diversos territórios de identidade da Bahia”, revela Davidson Magalhães, secretário da Setre.


FOTOS:

Maragogipinho - cerâmica pintada a mão


Salvatore Selicato - cerâmica raku


Lara Mascarenhas - colar de cerâmica


Tarsis Rocha - colares azuis


 


SERVIÇO


FEIRA DO ARTESANATO DA BAHIA


Data: 14 a 25 de outubro de 2020


Horário: Segunda a sábado, das 11h às 21h (domingo); domingo, das 12h às 21h.


Local: Salvador Shopping - Praça Central - Piso L1 - Av. Tancredo Neves, 3133 - Caminho das Árvores, Salvador – BA.


Realização: Fábrica Cultural e Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, através da Coordenação de Fomento ao Artesanato, com o apoio do Salvador Shopping.


Visitação gratuita

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑