Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 2 de outubro de 2020

IVI Salvador possui programa para preservar a fertilidade das mulheres


 IVI Salvador possui programa para preservar a fertilidade das mulheres que iniciarão tratamento contra o câncer



O mês de outubro traz uma conscientização global acerca de uma doença que está entre as que mais mata pessoas em todo o planeta: o câncer. Especialmente neste mês, o movimento do Outubro Rosa chama atenção para a necessidade de prevenção em relação ao câncer de mama – o de maior incidência no Brasil e, mais recentemente, também ao de colo de útero, terceiro na lista dos que mais são diagnosticados nas mulheres brasileiras, segundo o Instituto Nacional do Câncer, o INCA. “Conscientizar é a chave para evitar tantos problemas que são consequências de um câncer. Sabemos que os tratamentos hoje em dia são mais eficazes, mas trazem consequências que podem ficar para o resto da vida da mulher. Por isso, prevenir é sempre o melhor caminho”, conta a médica ginecologista e Diretora do IVI Salvador, Dra Genevieve Coelho.

Além de um mês para despertar consciência, é um mês para abordar o assunto com menos barreiras. Os tipos mais comuns no Brasil são o de mama e o de colo de útero e ambos mexem diretamente em fatores que ressaltam a feminilidade. Os tratamentos hoje em dia já têm uma efetividade muito boa, curam muitos casos, mas, é importante chamar atenção para as consequências. A principal delas, para pacientes que enfrentam um tratamento com quimioterapia e fortes medicamentos, pode ser a infertilidade, com a falência precoce dos ovários. “Veja que além de estar com o psicológico a mil com sua feminilidade, muitas vezes essas mulheres ficam na berlinda sobre o sonho de serem mães”, explica a especialista.

Pensando nesses casos, a medicina reprodutiva pode contribuir para preservar a fertilidade enquanto essas mulheres vencem a luta contra a doença. O IVI Salvador mantém, para essas pacientes, o “Programa Proteger”, que visa preservar a fertilidade em pacientes oncológicas. O programa vem para reforçar toda a mobilização da campanha mundial do Outubro Rosa. O programa conta com o apoio da Ferring Pharmaceuticals. O programa possibilita a criopreservação dos óvulos dessas mulheres antes de uma quimioterapia, radioterapia ou de tratamento cirúrgico.


Programa Proteger


Parceria do IVI Salvador com a Ferring Pharmaceuticals, o Programa Proteger consegue facilitar a preservação da fertilidade de mulheres antes de iniciarem o tratamento contra o câncer. Isso acontece através de estimulação ovariana e congelamento de óvulos, que podem ser usados posteriormente, em qualquer tempo. Devido à parceria, as mulheres que aderem ao programa recebem gratuitamente uma linha de produtos específicos, para a estimulação ovariana.

A estimulação ovariana é sugerida, pois nesse caso das pacientes oncológicas, o tempo para iniciar o tratamento contra a doença se torna ainda mais escasso e fundamental.

Podem participar do programa mulheres que residam no Brasil, que tenham entre 18 e 40 anos e estejam com diagnóstico de câncer; mas que ainda não tenham iniciado o tratamento, nem tenham realizado quimioterapia nos seis meses anteriores. Além disso, o oncologista deve determinar se a preservação da fertilidade com estimulação ovariana é apropriada. Após isso, a mulher segue para consulta com um médico especialista em reprodução assistida. Depois da análise dos requisitos e da consulta com o especialista, a paciente será apresentada ao programa.


A vitrificação de óvulos


Cerca de 80% das pacientes que realizam a quimioterapia tem risco de desenvolver amenorreia (parada da menstruação) e, muitas vezes, esse quadro pode ser irreversível. A técnica de vitrificação de óvulos é uma alternativa para o congelamento de óvulos. Mulheres que passam por quimioterapia e/ou radioterapia, ou querem preservar a fertilidade por qualquer outro motivo (inclusive maternidade tardia) podem utilizar a técnica. Através do seu uso é possível adiar a capacidade reprodutiva de uma mulher pelo tempo que ela desejar, mantendo as possibilidades iguais às do momento em que se vitrificam os óvulos.


Outubro Rosa


O Outubro Rosa é uma campanha internacional que busca alertar e conscientizar mulheres e toda a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce dos cânceres de mama e de colo do útero. Além de proporcionar maior acesso às informações sobre serviços de diagnóstico e tratamento, contribui para a redução da mortalidade no mundo. O IVI Salvador apoia essa causa. Todos os anos promove debates e circulação de informação sobre o tema, para fortalecer a corrente de auxílio à detecção precoce da doença.


Câncer no Brasil


O câncer é uma doença com alta taxa de prevalência no Brasil. Apenas em 2020, estima-se que 625 mil novos casos sejam diagnosticados no país. Destes, cerca de 320 mil serão casos de ocorrência em mulheres. Mais de 66 mil correspondem ao câncer de mama e quase 20 mil ao câncer no colo do útero.

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑