Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 7 de outubro de 2020

Novo Jardim Botânico será inaugurado até novembro



As obras do Jardim Botânico, em São Marcos, estão 60% concluídas. A previsão da Prefeitura é que o parque totalmente revitalizado seja entregue até novembro. Com o projeto elaborado pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF) e obras coordenadas pela Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), o novo Jardim Botânico conta com edificações de caráter científico, voltadas ao estudo, manutenção e conservação da Mata Atlântica, conectadas e acessadas por uma trilha elevada em um percurso de 795 metros de extensão pela mata.  


O investimento é de quase R$ 8 milhões, proveniente de financiamento junto ao Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), através do Programa de Requalificação Urbana de Salvador (Proquali). Todas as intervenções do projeto visam a ampliação da estrutura física atual e, em especial, a proteção do herbário existente no espaço, que é administrado pela Secretaria de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis). Com valor ambiental inestimável para o município, Jardim Botânico tem cerca de 61 mil espécies vegetais em 160 mil metros quadrados de área.


De acordo com o titular da Secis, João Resch, que tem feito visitas diárias ao parque, alguns ajustes de obras serão feitos após a entrega. “Considero a obra bem adiantada, mas, por conta da pandemia, tivemos alguns atrasos com fornecedores e precisaremos fazer adequações pós-inauguração", explica. Ainda segundo ele, as ações de paisagismo devem ser iniciadas pela Secis nos próximos dias, quando a parte de construção civil for totalmente finalizada.


Intervenções - O edifício principal com área total construída de 2.219,45 m², dividido em dois pavimentos, um subsolo e uma cobertura aberta a visitas, tem 62% das obras concluídas. Além da ampliação do herbário, tornando-o um centro de referência na pesquisa da Mata Atlântica com capacidade para acomodar um grande número de espécies catalogadas, o projeto de requalificação do Jardim Botânico de Salvador propõe outras intervenções, a exemplo da construção de um pavilhão de observação da natureza e viveiros.


O Jardim Botânico passará a contar com espaços expositivos digitais voltados à educação ambiental e um auditório para 50 pessoas, que será conectado com um foyer e uma área semi-coberta para atividades em grupo. Com a requalificação, o Jardim Botânico será uma das referências de área verde preservada no Brasil, se juntando a outras estruturas revitalizadas pela Prefeitura, a exemplo do Parque da Cidade, no Itaigara.


Outros parques - No início do mês passado, o Parque da Lagoa dos Pássaros, no Stiep, foi entregue pela Prefeitura totalmente requalificado, devolvendo à cidade mais uma área verde, espaço de lazer e contemplação. Além disso, a Prefeitura segue com a construção do Parque da Pedra de Xangô, em Cajazeiras.



 Fotos: Bruno Concha/Secom


--


0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑