Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 27 de outubro de 2020

Novos equipamentos esportivos transformam a realidade de comunidades



A prática esportiva pode ser uma aliada dos soteropolitanos em diversos aspectos. Pensando nisso, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Esportes e Lazer (Semtel), vem impulsionando o esporte através da implementação de novos centros e equipamentos de alto padrão nos bairros mais carentes do município. 


Apenas este ano, a Prefeitura reformou ou está executando obras em 61 campos e 42 quadras esportivas. Atualmente, a cidade soma 495 campos e quadras construídas e reformadas desde o início da atual gestão municipal. Em breve, Salvador terá mais 19 campos e quadras para encorpar a esta lista. Estes novos equipamentos estão aguardando o início das obras. 


Para o titular da Semtel, Sidelvan Nóbrega, o empenho da Prefeitura fez com que a capital baiana prosperasse e pudesse proporcionar mudanças positivas na realidade de crianças e jovens. "Olhar para trás e constatar que durante todos esses anos a Semtel ampliou o acesso ao esporte e lazer para todo o município é gratificante. Bairros que no passado não eram assistidos e hoje, com os serviços e projetos desenvolvidos pela secretaria, estão modernizados, com novos espaços e equipamentos esportivos, todos reformados ou qualificados pela Prefeitura, contribuem para o maior acesso e mais dignidade ao cidadão", destacou. 


Para que os soteropolitanos tivessem um caminho para trilhar no esporte com a formação profissional,  a Prefeitura investiu também na construção de seis ginásios poliesportivos. A Estação Cidadania Itapuã, a Estação Cidadania São Marcos, a Praça da Juventude em Canabrava, o CÉU de Valéria e os dois centros localizados no Subúrbio 360 integram o grupo. Estes últimos ofertam de projetos sócio-esportivos e educacionais que ocorrem em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Smed). Todos os equipamentos contemplam, em sua maioria, campos de futebol society, quadras de vôlei e futevôlei, salas para iniciação esportiva, karatê, jiu-jitsu, capoeira e boxe. 


Cidadania - A Prefeitura estimula a adoção de campos e quadras esportivas pela população e por empresas do setor privado. A proposta é que os cidadãos ou empresas cuidem dos espaços que promovem não apenas a prática esportiva mas também servem de para a realização de eventos diversos nas comunidades além de ser área de lazer para os moradores. No ano de 2016, por exemplo, a cervejaria Schin, do grupo Brasil Kirin, adotou dez campos e uma quadra na cidade. Através desta parceria os equipamentos foram reformados junto com a Prefeitura a fim de estimular a prática de esportes e cuidados com a saúde nas comunidades. 


Atleta em foco - Projetos promovidos pela Semtel impulsionam não apenas a prática esportiva como também possibilitam um espaço para a descoberta de talentos no esporte. A tradicional Copa de Dente de Leite, cujo primeira edição ocorreu em 1970 e que teve seu retorno em 2013 pela Semtel, é um dos destaques anuais neste quesito. A competição, que este ano não ocorreu em função da pandemia do Covid-19, é direcionada para crianças com idades entre 12 e 14 anos e movimenta o cenário futebolístico das comunidades. A Copa das Ligas, também voltada para o futebol, chegou a sua terceira edição no ano de 2019. Além de ser um mecanismo para a descoberta de talentos no esporte também é uma ferramenta de inclusão social e de transformação social.


 Fotos: Bruno Concha e Jefferson Peixoto/Secom


0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑