Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 1 de outubro de 2020

Outubro Rosa: campanha reforça importância da prevenção contra o câncer de mama


 Quanto mais precocemente diagnosticado o câncer, maiores as chances de cura


O tipo de câncer mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo, excetuando-se o de pele, é o câncer de mama. Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) estimam que, somente este ano, devem surgir 66.280 novos casos no país, o que reforça o alerta sobre as formas de prevenção e tratamento da doença que, se descoberta precocemente, tem até 95% de chances de cura. Justamente para conscientizar a população feminina quanto à importância do acompanhamento médico com mastologista, além da realização de exames de rotina e do autoexame, neste mês é celebrada a campanha Outubro Rosa. 


“O câncer de mama é um tumor maligno que se desenvolve na região da mama e acaba causando alterações em um conjunto de células do órgão que passam a se multiplicar rapidamente. Daí o incentivo para que as mulheres realizem suas consultas anualmente para que, se diagnosticada a doença, ela possa ser tratada e tenha mais possibilidades de alcançar a cura”, explica o mastologista do Itaigara Memorial, Dr. Marco Nolasco.


O especialista explica que os principais fatores de risco que podem contribuir para o surgimento do câncer de mama são hábitos de vida pouco saudáveis, risco genético (quando parentes de primeiro ou segundo grau já apresentaram a doença), menstruação precoce, menopausa tardia, reposição hormonal, obesidade e lesões de risco. “Isso não quer dizer que pessoas que apresentam alguns desses fatores necessariamente terão a doença, mas que precisam ter um cuidado maior. Portanto, a melhor forma de prevenção é a adoção de hábitos saudáveis e o acompanhamento médico”, acrescenta.


O Itaigara Memorial conta com o Instituto da Mulher, unidade composta por profissionais de diversas especialidades dedicados à saúde feminina, com atendimentos em consultório na área de mastologia, além da realização de procedimentos, como retirada de nódulos, que são feitos no Itaigara Memorial Hospital Dia. Essas cirurgias de baixa complexidade são realizadas de forma rápida, com tempo máximo de internamento de até 12 horas e alta no mesmo dia.


Sintomas e tratamento


Segundo Dr. Marco Nolasco, os sintomas da doença podem variar a depender do tamanho e estágio do tumor. “Em geral, quando está em fase inicial, o tumor não apresenta sintomas, mas podem surgir sinais como nódulos na axila, alterações no formato da mama e dos mamilos, inchaço, vermelhidão, secreção saindo pelo mamilo ou até mesmo um caroço que pode ser percebido com os dedos. Ainda que não apresente nenhum desses sintomas, as mulheres devem fazer um acompanhamento preventivo”.


O diagnóstico do câncer de mama é feito por meio de alguns exames, como mamografia, ressonância magnética e ecografia, além de biópsia do tecido mamário que identificará se as células são tumorosas. O médico alerta ainda que todas as mulheres com mais de 40 anos devem realizar a mamografia anualmente.


Para agendar consultas, exames e procedimentos na área de mastologia, o Itaigara Memorial dispõe dos seguintes canais de atendimento: (71) 3352-9000 / 3045-7100, WhatsApp (71) 99688-2300, além do App Itaigara Memorial Agenda Fácil (disponível nas lojas Android ou AppStore).


0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑