Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 23 de outubro de 2020

Pituba tem conceito de intervenção viária inédito em Salvador


Quem mora ou passa pelo bairro da Pituba percebe um novo clima no trânsito, que tem como foco principal a segurança viária para pedestres, ciclistas e motoristas. Projeto internacional inédito na cidade, o Região de Trânsito Calmo (RTC) teve as obras entregues nesta quinta-feira (22) pelo prefeito ACM Neto, em conjunto com mais duas outras intervenções concluídas pela Prefeitura na localidade: a nova iluminação em LED, dentro do programa Iluminando Nosso Bairro, e a requalificação asfáltica da Avenida Manoel Dias da Silva.


Também estiveram presentes na ocasião os titulares da Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Luciano Sandes; da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), Fabrizzio Müller; e da Diretoria de Iluminação Pública da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Dsip/Semop), Júnior Magalhães, e imprensa. 


Conceito já empregado em países como Reino Unido, Holanda, Alemanha, Estados Unidos, Canadá e Bélgica, o RTC foi desenvolvido pela Transalvador e consistiu em uma série de 28 obras de engenharia viária em pontos estratégicos do bairro. A iniciativa buscou a redução na velocidade do tráfego de veículos e o aumento da segurança de pedestres e ciclistas e, de acordo com o prefeito, deverá também ser aplicada em outros locais da capital baiana. 


“Esse projeto vem para mudar a segurança no trânsito em Salvador, diminuindo a velocidade máxima dos carros, aumentando o passeio, dando melhores condições para o pedestre, mudando a sinalização para aumentar a segurança viária, reduzindo a retenção no tráfego e, claro, com o paisagismo para dar mais vida ao local. Já temos outras regiões onde devemos implementar esse projeto e o objetivo é preservar a vida das pessoas, em conjunto com outras ações que estão sendo realizadas pela Prefeitura desde 2013 e que foram reconhecidas até pela Organização Mundial da Saúde (OMS)”, disse ACM Neto.


Intervenções – O conceito de Trânsito Calmo (traffic calming) geralmente é implantado em locais com grande circulação. Nesse sentido, foram criadas na Pituba as chamadas “Áreas 40”, isto é, vias onde a velocidade máxima permitida é de 40 km/h. Essas “zonas acalmadas”, a exemplo da Rua Minas Gerais, receberam redutores, faixas elevadas para travessia de pedestres e avanços de calçadas, entre outros dispositivos que controlam e diminuem a velocidade. 


Também houve a reformulação da geometria viária com o objetivo de disciplinar o tráfego em determinadas vias – algumas rotatórias existentes, como as das ruas Amazonas, São Paulo e Ceará, foram readequadas para otimizar o fluxo. Além disso, diversas vias do bairro receberam faixas de compartilhamento entre ciclistas e veículos existentes e regulamentação de estacionamento. 


Requalificação asfáltica – Já a Avenida Manoel Dias da Silva, uma das principais vias de tráfego da cidade, recebeu requalificação asfáltica em 3km, incluindo a Rua Visconde de Itaborahy, e investimento de R$1,8 milhão. As ações realizadas através da Seinfra envolveram fresagem e asfalto para nivelar a pista e acabar com os buracos, causados pela ação do tempo, e agora permitem que os motoristas trafeguem com mais conforto, tranquilidade e segurança pela via. 


Iluminando Nosso Bairro – Através da Dsip/Semop, o programa Iluminando Nosso Bairro realizou a substituição das luminárias de vapor de sódio por LED em 2,5 mil postes distribuídos em 136 ruas da Pituba. O investimento foi de R$2,8 milhões de reais, proporcionando iluminação mais moderna, eficiente e com maior economia para os cofres municipais. “Até o fim deste ano, a intenção é modernizar 80% do parque de iluminação de Salvador, o que significa 75 mil pontos novos em LED”, pontuou ACM Neto. 

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑