Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 1 de outubro de 2020

“Terça da Música” apresenta Letieres Leite Quinteto

 


Clipe-documentário de “Casa do Pai” representa a musicalidade do grupo instrumental baiano 
 


A “Terça da Música” do Teatro Castro Alves (TCA) inicia o mês de outubro exibindo o clipe-documentário da música “Casa do Pai”, faixa do disco “O Enigma Lexeu”, do Letieres Leite Quinteto. Dirigido por Michael Atallah, o vídeo representa a sonoridade deste grupo instrumental baiano e vai ao ar na próxima terça-feira, dia 6, ao meio-dia, no canal do YouTube do TCA (www.youtube.com/teatrocastroalvesoficial). 

Projeto do músico, compositor e arranjador Letieres Leite, fruto de suas pesquisas e estudos de cerca de 30 anos, o Letieres Leite Quinteto, formado há 10 anos, tem sua base inspiradora no universo percussivo baiano. Debruçando-se sob as mesmas raízes de pesquisa da Orkestra Rumpilezz, também criada por Letieres, o quinteto igualmente pousa o seu olhar na essência da música percussiva, mas, desta vez, utilizando uma clássica identidade instrumental do jazz com repertório original. Baixo acústico, piano, bateria, sax e flauta e percussão estão nas mãos dos virtuosos Ldson Galter, Marcelo Galter, Tito Oliveira, Luisinho do JeJe e o próprio Letieres, que executam as composições com toda liberdade de improvisação, tendo como maior referência as claves e desenhos rítmicos da cultura da Bahia. 

Lançado em 2019 pela gravadora Rocinante, “O Enigma Lexeu”, primeiro álbum do quinteto, reúne sete faixas, gravadas em um processo totalmente analógico, com produção musical de Sylvio Fraga e Letieres Leite. O show de lançamento aconteceu em junho do ano passado, na Sala do Coro do TCA. 

Sobre a “Terça da Música” – Desde a abertura da Nova Sala do Coro do TCA, em julho de 2018, o espaço estabeleceu uma importante e diversa agenda de shows musicais neste palco, às terças-feiras, com o selo de “Terça da Música”. Criando uma tradição de assistir neste dia a apresentações de artistas e bandas da Bahia e do Brasil, uma mostra da produção da música contemporânea nacional, em variados estilos, foi sendo composta por meio da “Convocatória para Ocupação de Pauta da Sala do Coro do TCA”, lançada semestralmente. Dezenas de espetáculos se realizaram neste formato e são rememorados pela internet, durante este atual período de medidas de isolamento social que suspenderam as atividades presenciais, através da exibição de registros audiovisuais variados, de gravações ao vivo, videoclipes ou também dos shows filmados na Sala do Coro. Os materiais ficam dispostos no canal de YouTube do TCA, na busca de manter o movimento de difusão da música baiana e brasileira diante do público do Complexo e de toda a sua forte rede digital.  


“Terça da Música” 


Letieres Leite Quinteto 


Registro: “Casa do Pai” 


Quando: 6 de outubro de 2020 (terça-feira), 12h 


Exibição através do canal do Teatro Castro Alves no YouTube 


www.youtube.com/teatrocastroalvesoficial 

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑