Na madrugada de sexta-feira, 2 de outubro, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, divulgou que está com Covid-19. Inclusive, Trump foi hospitalizado. A primeira-dama, Melania Trump, também foi infectada.
O anúncio ocorreu 32 dias antes das votação e apenas três dias após o primeiro debate entre Trump e o candidato do Partido Democrata, Joe Biden. Os próximos debates, agora, são incertos, e Trump já cancelou alguns compromissos de campanha.
Editora de Mundo da Gazeta do Povo, Isabella Mayer fez uma análise da situação eleitoral após o diagnóstico de Trump. Até o momento, Joe Biden aparece na frente das pesquisas, mas o quadro eleitoral pode mudar, conforme o comportamento das campanhas.
Logo pela manhã, na sexta, Biden divulgou que testou negativo para a Covid-19. Além disso, os EUA são o país com mais casos de coronavírus (quase 7,5 milhões) e mortes pela doença (quase 210 mil), e 56% dos norte-americanos desaprovam a administração do governo na pandemia, segundo pesquisa do instituto Gallup.
Se por um lado o diagnóstico de Trump prejudica o contato com o público, uma recuperação rápida pode ser usada como argumento, assim como fez o presidente Jair Bolsonaro, no Brasil. O presidente norte-americano admitiu que minimizou o perigo do coronavírus para não disseminar pânico, mas mudou a postura conforme o avanço da pandemia ao defender o uso de máscaras, ainda que tenha usado poucas vezes a proteção em público.
Do lado econômico, os EUA aprovaram pacotes econômicos. Por exemplo, foram US$ 2 trilhões em março, de US$ 484 bilhões em abril. Na última sexta (2), o Departamento do Trabalho do país divulgou que índice de desemprego caiu para 7,9%, após superar 14% em abril.
Entenda na reportagem a situação das Eleições dos EUA e acompanhe informações direto dos Estados Unidos. A Gazeta do Povo é parceira e divulga diariamente análises e reportagens dos portais conservadores National Review, Daily Signal, Imaginative Conservative, Public Discourse e City Journal, além do portal liberal Foundation for Economic Education.
0 comentários :
Postar um comentário