Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 21 de outubro de 2020

Uso de suplementos na terceira idade é necessário?


 Sabe aquele polivitamínico ou aquelas cápsulas de ômega 3 que pais e avós dizem que dão mais saúde, disposição, melhoram a memória? Será que essa suplementação é, realmente, necessária na terceira idade? De acordo com o nutricionista Alessandro Ramos do Plano Boa Saúde do Grupo Vitalmed, o idoso não, necessariamente, precisa de suplementos alimentares. “A suplementação só é necessária se a pessoa tem alguma doença ou estado de carência já instalado e a correção do hábito alimentar, por si só, não é o suficiente para manter o bem-estar do organismo”, afirma o profissional. 


O nutricionista diz que, se o indivíduo é sadio e mantém hábitos saudáveis de vida, se alimenta bem e pratica exercícios físicos, a suplementação quase nunca é necessária. “Quando a suplementação é avaliada pelo médico como necessária no estado de carência nutricional, ela trará bem-estar ao paciente. Em casos de patologias como a osteopenia, osteoporose, sarcopenia, o uso de suplementos para resolução ou controle dos problemas também permitirá uma melhor qualidade de vida”, declara. 


De acordo com Alessandro, as classes de suplementos alimentares não diferem muito da população em geral, embora existam marcas que trabalhem de forma específica para a população idosa. Ele informa que, dependendo da avaliação médica, são indicados os polivitamínicos e poliminerais, suplementos de proteínas, aminoácidos, hipercalóricos ou vitaminas e minerais específicos, levando em consideração o caso clínico em análise. 


Os suplementos são facilmente encontrados em farmácias, academias e na internet, sem exigência de receita médica, mas Alessandro esclarece que qualquer suplementação alimentar precisa de um diagnóstico clínico de um profissional de saúde. “Toda a prescrição deve ser feita e supervisionada por um médico ou nutricionista para a segurança do paciente”, ressalta. O uso indiscriminado de suplementos alimentares, assim como de medicamentos, pode levar a sérios problemas de saúde.


 

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑