Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 6 de novembro de 2020

Desal produziu mobiliário para 450 praças em sete anos



A Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal), autarquia vinculada à Secretaria de Manutenção (Seman), é responsável por 100% da fabricação de todo tipo de pavimentação colocado nas praças de Salvador. É na Desal que ganham forma todo o mobiliário urbano como os equipamentos de ginástica, brinquedos infantis, material em fibra, todas as placas de comunicação visual, e produtos fabricados em eucalipto e inox. Nos últimos sete anos, foram 450 praças construídas ou reformadas pelo órgão. 


Toda a fabricação é amparada na prática de um novo conceito de gestão de áreas públicas, com projetos sustentáveis e que tragam bem-estar para os soteropolitanos. Outros 100 projetos de novas praças devem ser concluídos até o final deste ano. De acordo com o presidente da Desal, Marcílio Bastos, em cada canto da cidade é possível ver um pedaço do órgão. “São mais de 500 praças espalhadas por todos os bairros, sendo mais de 450 entregues e quase 100 projetos em andamento para novas praças”, sinaliza. Segundo ele, a fábrica mudou muito junto com a cidade. 



Localizada no quilômetro 8,5 da BR-324, na altura do Porto Seco Pirajá, a Desal foi criada no dia 19 de setembro de 1991 e trata-se de um embrião da antiga Faec, uma fábrica de pré-moldados criada pelo arquiteto Lelé, no governo do ex-prefeito Mário Kertész, que ficou conhecido por ter mudando a cara da cidade. Em 2013, início da primeira gestão do prefeito ACM Neto, a Desal passou por um processo de modernização. 


Hoje, o órgão responsável pela fabricação de todo pré-moldado, incluindo a produção de bancos anti-vandalismos, brinquedos, tijolos, blocos, bancos de vários modelos, mesas jogos, paralelepípedos, tampas de boca de lobo, tampas de caixas de passagens, balanço, escorregador, amarelinhas, Casa de Tarzan, mesas de pingue pongue, futebol de botão, de futmesa, mini basquete, equipamentos e brinquedos para entreter nossos dog, dentro dos nossos dog parks e passarelas espalhadas pela cidade. 


Escola - A fábrica funciona das 7h às 17h. No período do almoço, os colaboradores têm um tempo para desfrutar dos equipamentos produzidos no local e podem utilizar as mesas de jogos e as academias ao ar livre e de musculação produzidas no local. Uma outra ação de destaque da fábrica é o programa “Desal vai à escola”. 


A iniciativa possibilita que turmas com cerca de 50 alunos de escolas municipais, estaduais ou particulares visitem o espaço. Durante a visitação é feita uma excursão pelas instalações da empresa. No turno matutino, os estudantes visitam as dependências da unidade, conhecendo o trabalho da Desal na confecção de equipamentos e mobiliário urbano da cidade. Eles também têm a oportunidade de conferir a confecção dos pisos intertravados que preenchem alguns dos passeios da capital baiana, devidamente trajados com equipamentos de proteção individual (EPIs). 


“Este projeto é uma forma que encontramos de abrir as portas da gestão municipal para a população, para que as pessoas possam perceber a forma como o seu imposto é gasto, sendo também uma maneira de apresentar os resultados das ações da Prefeitura. O trabalho com as crianças é sempre gratificante, pois envolve o lado lúdico e é justamente desta forma que encaramos esta ação: como a apresentação de uma fábrica dos sonhos para esses meninos, pois é aqui que são gestados os desejos de uma cidade mais bonita e funcional", declara o presidente.

 Fotos: Bruno Concha/Secom 


0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑