Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 21 de novembro de 2020

Feira da agricultura familiar virtual, Parque São Bartolomeu e vatapá de fruta pão no Rural Produtivo


 Feira da agricultura familiar virtual, Parque São Bartolomeu e vatapá de fruta pão no Rural Produtivo


Neste sábado (21), o Rural Produtivo da TVE, celebrando mês da consciência negra, traz uma reportagem sobre o Parque São Bartolomeu em Salvador. O programa foi até Maragojipe conhecer a Associação Beneficente Fé e esperança que produz alimentos oriundos da agricultura familiar. E ainda tem a Feira da Agricultura Familiar que este ano será totalmente online. E a receita da semana é um vatapá feito com fruta-pão. A exibição acontece sábado às 14h, com horário alternativo na segunda-feira (23), às 6h30, e na quinta-feira (26), às 20h.



O Parque São Bartolomeu é uma reserva de Mata Atlântica com árvores e pedras do bioma original que fica no Subúrbio Ferroviário de Salvador. A fauna e flora do local são sagradas para as religiões de matriz africana, mas não é só para a fé que o Parque é importante. Foi nas matas da reserva que viveram os Índios Tupinambás e tempos depois elas foram sede do Quilombo do Urubu. No quilombo viveu Zeferina, mulher escravizada protagonista da Batalha de Pirajá, parte da luta pela Independência da Bahia.


A Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária este ano será virtual e irá promover espaços de comercialização dos produtos da agricultura familiar com redes de comércio, cooperativas ou associações, todos oriundo à agricultura familiar, reforma agrária, crédito fundiário, povos e comunidades tradicionais e economia solidária do estado. A versão online o evento vai reunir maior número de produtos dos diferentes sistemas produtivos. Os internautas contarão com uma Vila do Artesanato e Praça Virtual de Povos e Comunidades Tradicionais, além de uma inovação, o Espaço de Trilhas e Rotas Produtivas Virtuais, que apresentará a riqueza e diversidade do rural baiano.



A Associação Beneficente Fé e Esperança de Maragojipe produz biscoitos de goma, pão e bolo de aipim feitos com insumos da agricultura familiar que são doados para 600 famílias do município, tudo é fabricado na Agroindústria da Agricultura Familiar de Maragogipe. O programa ainda trouxe uma receita de vatapá de fruta-pão com azeite de dendê, cebola, castanha de caju, amendoim e leite de coco.


O Rural Produtivo é uma parceria da TVE com a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e pode ser assistido também através do site www.tve.ba.gov.br/tveonline, do Youtube.com/tvebahia e do Facebook.com/tvebahia.


Acompanhe a TVE Bahia nas redes sociais:

instagram.com/tvebahia

facebook.com/tvebahia

youtube.com/tvebahia            

twitter.com/tvebahia


SERVIÇO:

Programa ‘Rural Produtivo’

Sábado (21), às 14h. Horários alternativos: segundas-feiras, às 6h30, e quintas-feiras, às 20h

Onde: TVE, Youtube.com/tvebahia, Facebook.com/tvebahia e no www.tve.ba.gov.br/tveonline

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑